Trecho de obra da Transposição se rompe e 2 mil pessoas evacuam

Uma tubulação de barragem que recebe água da transposição do Rio São Francisco se rompeu nesta sexta-feira (21), em Jati, interior do Ceará.
De acordo com informações preliminares, a captação que leva água para comportas, como a do Brejo Santo, teve a tubulação estourada e assustou moradores.
Neste sábado (22), 2 mil pessoas que residem no entorno tiveram que evacuar suas residências devido ao incidente.
De acordo com o deputado, Guilherme Landim (PDT), que estava na região, o rompimento acionou as sirenes de segurança e todos os locais começaram a sair de suas casas, “desesperados”.
O parlamentar afirma que técnicos estão no local nesse momento e que afirmaram se tratar de um problema com a tubulação, mas que já está sendo providenciada uma válvula de segurança.
Ainda segundo Guilherme, os profissionais alegaram que moradores não correm risco.
Nas imagens gravadas pela população, é possível ver o momento em que a água passa a jorrar “desenfreada” e que locais começam a se agrupar para presenciar cena, assustados e preocupados com os impactos que poderia causar o incidente.
Nessa quinta-feira (20), a comporta do reservatório Jati foi acionada para liberar as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco para abastecer o Estado, por meio Cinturão das Águas (CAC).
O teste de abertura da estrutura, que promete garantir segurança hídrica para 4,5 milhões de pessoas na região metropolitana de Fortaleza, foi realizado na quarta-feira (19).
Esse trecho foi inaugurado em junho pelo presidente, Jair Bolsonaro (sem partido).
Da redação com informações de O Povo
HELENO LIMA 

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários