Comissão Eleitoral de votação para reitor da UEPB deve ser aprovada na próxima quarta-feira; gestão vai pedir acompanhamento da OAB-PB, Ministério Público e TRE-PB no processo

No dia 21 de outubro de 2020, das 8h às 20h, os estudantes, servidores técnicos e professores irão escolher o novo (a) reitor (a) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A data foi aprovada por unanimidade em reunião do Conselho Universitário (Consuni) nesta semana. De acordo com o reitor da instituição, Rangel Júnior, na próxima quarta-feira (09), o Consuni será convocado em reunião extraordinária para aprovar composição da Comissão Eleitoral que será responsável pela condução do processo de votação na universidade.
Por conta da pandemia, a consulta à comunidade acadêmica vai acontecer de forma on-line. Aproximadamente 19 mil pessoas entre discentes, docentes e servidores estão aptos a votar. São 12 Centros Acadêmicos distribuídos em oito campi. Além da Comissão Eleitoral, o processo será acompanhado pela Comissão Técnica que será formada por três servidores da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), que ficará a cargo dos procedimentos técnicos para utilização do sistema de votação, sob a coordenação da Comissão Eleitoral.
"A Comissão Eleitoral tem a incumbência de conduzir o processo. Vai emitir o relatório e normas complementares, se necessário, para organizar o processo", disse o reitor Rangel Júnior, em entrevista ao Portal ClickPB. Essa Comissão será a responsável por apresentar o cronograma do processo eleitoral, incluindo as datas de inscrições das chapas e definição do período de campanha. Conforme decidido pelo Consuni, a votação será realizada por meio do sistema Helios Voting.
Ainda de acordo com Rangel Júnior, a instituição vai solicitar a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB), Tribunal Regional Eleitoral e Ministério Público para que possam enviar técnicos da área tecnológica para acompanhar o processo e verificar requisitos a fim de passar segurança no processo.
CLICKPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários