Momento Agevisa chega à edição nº 200 popularizando conhecimentos sobre a Vigilância Sanitária

O informativo Momento Agevisa chegou esta semana à sua edição de número duzentos consolidado como importante canal de comunicação e de massificação dos conhecimentos sobre os temas de competência da Vigilância Sanitária e sobre como as pessoas devem proceder para ajudar na promoção e defesa de uma saúde pública de qualidade. Com veiculação semanal dentro da programação do Jornal Estadual da Rádio Tabajara (AM-1110 e FM-105.5), o Momento Agevisa foi ao ar pela primeira vez no dia 04 de agosto de 2016 como parte da estratégia ligada ao caráter educativo que integra a missão da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba.
Conforme a diretora-geral da Agevisa/PB, Jória Viana Guerreiro, as informações veiculadas no Momento Agevisa alcançam todo o território paraibano e regiões circunvizinhas por meio de uma Cadeia de Emissoras comandada pela Rádio Tabajara. Tal alcance, segundo ela, reforça a interiorização da consciência popular sobre o papel da Vigilância Sanitária na promoção e proteção da saúde coletiva, e ainda contribui para transformar ouvintes em multiplicadores de informações importantes relativas aos cuidados que devem ser tomados na aquisição e consumo de alimentos, medicamentos e outros produtos e serviços sujeitos ao controle sanitário.
Desde março de 2020, quando se agravou a pandemia mundial ocasionada pelo coronavírus, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária vem contribuindo efetivamente nas ações governamentais de proteção dos paraibanos em face da ameaça da Covid-19. Neste cenário, o Momento Agevisa vem sendo intensamente utilizado como canal de informação sobre o problema em si e sobre como as pessoas devem agir para proteger a si mesmas, aos seus familiares e ao próximo, de modo geral.
Temas de destaque – Dentre os temas abordados nas últimas semanas, a diretora Jória Guerreiro destaca os cuidados especiais que devem ser tomados para evitar o coronavírus durante a assistência à saúde; a importância dos cuidados com notícias falsas sobre a Covid-19; as orientações aos profissionais que atuam nas barreiras sanitárias em face do coronavírus, as normas para testes de detecção da Covid-19 em laboratórios clínicos privados e as recomendações para uso não profissional de máscara de proteção respiratória.
Através do Momento Agevisa, a agência também priorizou a divulgação detalhada de temas como a importância do uso racional de medicamentos e da higiene das mãos no combate à Covid-19; a necessária segurança do paciente para prevenir a Covid-19 nos serviços de saúde; as formas corretas de tratar e consumir água e alimentos em tempos de coronavírus, a relação de perigo entre tabagismo e coronavírus e os cuidados especiais que devem cercar o isolamento domiciliar onde haja suspeita de Covid-19.
Mais destaques – Outros temas de igual importância ressaltados nas edições recentes do Momento Agevisa se relacionaram aos cuidados com o lixo doméstico em caso de suspeita da Covid-19; à desinfecção dos ambientes com água sanitária na medida certa; às orientações para as empresas de alimentos em época de Covid-19; à prevenção e controle da Covid-19 nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), à classificação e destinação do lixo hospitalar nos serviços de saúde e aos protocolos a serem seguidos nas instituições por ocasião da retomada das atividades presenciais.
Ainda através do Momento Agevisa, chamou-se a atenção para o fato de que as hepatites virais incluem pacientes nos grupos mais vulneráveis à Covid-19; para a importância da Vigilância Sanitária na prevenção e combate ao coronavírus e para a importância da notificação à Anvisa de problemas identificados durante o uso de produtos relacionados ao enfrentamento da Covid-19, como ventiladores pulmonares, máscaras de proteção respiratória, vestimentas etc.
Estes e muitos outros temas igualmente importantes estão na pauta de assuntos prioritários do Momento Agevisa, cuja íntegra de suas edições pode ser acessada no endereço agevisa.pb.gov.br/servicos/audios.

Secom-PB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários