Programa 'SustentaMundoBR - Parahyba' inicia ação de coleta seletiva, sustentabilidade e reciclagem em João Pessoa

O programa SustentaMundoBR vai iniciar no mês de setembro uma ação de coleta seletiva em condomínios da cidade de Cabedelo, na Grande João Pessoa, em parceria com empresários da Paraíba. Criado em 2019, o SustentaMundoBR tem como foco incentivar ações sustentáveis no dia a dia. 
Os dados mais recentes sobre a produção de lixo no Brasil mostram que o país gerou 79 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU), segundo o ‘Panorama dos Resíduos Sólidos 2018/2019’ da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Apesar de 92% (72,7 milhões) terem sido coletados, 6,3 milhões de toneladas de resíduos não foram recolhidas junto aos locais de geração.
Os números reforçam que, passados dez anos da promulgação da lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em agosto de 2010, o Brasil ainda não avançou tudo o que precisava em relação às ações previstas para a destinação do lixo. 
A ação será desenvolvida em parceria com a escola Maple Bear, que já promove práticas sustentáveis em suas instalações, na Capital paraibana. “É um projeto que temos em mente há algum tempo e que, agora, colocaremos em prática. Acredito que se pudermos contribuir para uma maior consciência das novas gerações em relação ao mundo em que vivem, teremos adultos melhores, que buscam uma relação mais equilibrada e harmônica com o meio ambiente”, explica a diretora e proprietária da Maple, Lúcia Wolmer.
O propósito do programa é transformar a realidade da coleta seletiva e da destinação de materiais recicláveis. Um dos mentores do SustentaMundoBr, Claudio Tieghi, enfatiza que o mundo está em constante evolução e desenvolvimento para melhorar e facilitar a vida das pessoas, “porém, isso gera um alto índice de agressão ao meio ambiente, sendo necessário adotar atitudes sustentáveis para recuperar e preservar a natureza, que é fundamental para a vida humana”.
Com a chegada do projeto à Paraíba, a intenção é estender a iniciativa para outras empresas e criar uma grande rede de práticas sustentáveis que gere trabalho e renda, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida da população. “Atualmente precisamos de 1,6 planeta para suprir toda a nossa demanda de consumo. É como se a Terra estivesse no “cheque especial” e precisasse acionar a “reserva” planetária que seria destinada à população futura para suprir a demanda atual. Portanto, é nossa responsabilidade pensar nas próximas gerações e imediatamente começar a agir”, comenta Eleine Bélaváry, uma das lideranças do programa.
Como vai funcionar – O programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’ parte de um minucioso diagnóstico da realidade local, etapa que em Cabedelo já foi concluída. A partir dele é possível estabelecer os processos para que a destinação correta dos recicláveis possa chegar a um centro de triagem operado por cooperativas ou empresas especializadas que comercialização o material de forma a gerar trabalho e renda para catadores e suas famílias. O ciclo inicia-se por meio de arranjos com condomínios residenciais, empresas, escolas e a sociedade em geral, e atividades educacionais, culturais e de mobilização para que tudo funcione de forma organizada, sustentável e virtuosa, onde todos se beneficiam. 
O lançamento do programa acontecerá no dia 15 de setembro às 17h, seguido de coletiva de imprensa nas dependências da Maple Bear João Pessoa. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais e contará com a presença dos idealizadores do projeto e convidados especiais, entre eles, Telines Basílio (o Carioca), fundador e presidente da Coopercaps – Cooperativa da Capela do Socorro –, um expoente no cenário da reciclagem no Brasil, que já está em Cabedelo para atividades de treinamento e credenciamento de catadores e colaboradores dos condomínios que participarão inicialmente do programa.
Evento: Lançamento do programa ‘SustentaMundoBr – Parahyba’
Data: 15 de setembro
Horário: 17h
Local: Maple Bear João Pessoa, localizada na Av. Fernando Luiz Henriques dos Santos, 1987 - Jardim Oceania.CLICKPB
CLICKPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários