Vacina intranasal é aposta contra o novo coronavírus

A vacina intranasal é aposta contra o novo Coronavírus. Dois estudos internacionais sugerem que a vacina contra o vírus na forma de spray, de administração intranasal, oferecem proteção contra a infecção por Sars-CoV-2 em animais. 
O trabalho que é  coordenado por pesquisadores da Escola de Medicina em St. Louis da Universidade Washington, no estado norte-americano do Missouri, uma única dose de imunizante desse tipo evitou que camundongos desenvolvessem a doença depois de terem sido expostos ao coronavírus. A pesquisa foi publicada na revista científica Cell no dia 19 de agosto.
Segundo o estudo, os animais receberam receptores humanos que se ligam à proteína spike, usada pelo Sars-CoV-2 para invadir as células. Os roedores tinham o vírus em seus pulmões, mas eles não foram afetados. 
Já em outro estudo, publicado na Nature Communications, uma equipe do Primeiro Hospital Afiliado da Universidade Médica de Guangzhou, da China, obteve resultado semelhante com uma vacina intranasal e também com sua versão injetável em macacos rhesus.
A Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo uma vacina por spray nasal contra a covid-19. De acordo com a universidade, o modelo de imunização já foi testado em camundongos contra a hepatite B e obteve resultados positivos.
No desenvolvimento, os pesquisadores colocaram uma proteína do novo coronavírus dentro de uma nanopartícula, criada a partir de um substrato natural. A substância resultante é aplicada em forma de spray nas narinas do paciente.
CLICKPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários