Bolsonaro revoga decreto sobre privatização de postos de saúde do SUS

 

O presidente Jair Bolsonaro revogou nessa quarta-feira (28) o decreto que autorizava o Ministério da Economia a realizar estudos sobre a inclusão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro do programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). O programa do governo trata de privatizações em projetos que incluem desde ferrovias até empresas públicas.

Bolsonaro anunciou a decisão em uma rede social e a revogação foi publicada em uma edição extra do “Diário Oficial da União”.

Meia hora depois, Bolsonaro editou a publicação e adicionou mais um trecho, em que fala de uma possível reedição do decreto.

“A simples leitura do Decreto em momento algum sinalizava para a privatização do SUS. Em havendo entendimento futuro dos benefícios propostos pelo Decreto o mesmo poderá ser reeditado”, escreveu.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, entendeu o decreto como um caminho para a retirada de direitos da população. “Precisamos fortalecer o SUS contra qualquer tipo de privatização e retirada de direitos”, afirmou.

PARAÍBA.COM

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários