Funesc na Rede exibe concerto da Orquestra Jovem com violoncelista paraibano como solista

 


O violoncelo foi destaque no concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no dia 12 de novembro de 2015, que será exibido nesta semana na programação online “Funesc na Rede”. Sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier e com a participação do violoncelista Rômulo Pessoa como solista, a OSJPB executa o “Concerto n. 1 para Violoncelo e Orquestra”, obra do compositor, organista, maestro e pianista francês Camille Saint Saens. A exibição será, nesta quinta-feira (15), às 20h,  pelo canal da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) no YouTube (www.youtube.com/funescpbgov).

 

O 1º Concerto para Violoncelo e Orquestra de Saint-Saens é considerado por muitos uma criação perfeita para este instrumento. Nele, pela primeira vez, o instrumento exibe todos os registros sonoros, o que foi celebrado por muitos compositores à época. A obra está estruturada em movimentos sem interrupções. O violoncelo segue, expondo os temas dialogando com a orquestra, às vezes os dois brincando de “pergunta e de resposta”. A música é extremamente exigente para o solista, especialmente na terceira seção. Essa dificuldade não impediu o concerto de se tornar o favorito dos grandes violoncelistas virtuoses.

 

Online – Os concertos das orquestras profissional e Jovem da Paraíba foram temporariamente suspensos durante a pandemia da Covid-19. Para suprir parcialmente essa ausência, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) passou a disponibilizar, em seu canal no YouTube (www.youtube.com.br/funescpbgov) compilações de melhores momentos de apresentações realizadas nas temporadas de anos anteriores. A ação integra a programação online intitulada “Funesc na Rede”.

 

O solista - Rômulo Pessoa (violoncelista) – Natural de João Pessoa (PB), iniciou seus estudos de música na Escola de Música Antenor Navarro. Em 2005, ingressou na Orquestra Infantil da Paraíba, sob a regência de Norma Romano; em 2007, na Orquestra Infanto-Juvenil da Universidade Federal da Paraíba, com regência de Geraldo Dias da Rocha, e em 2010, na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, sob a regência de Luiz Carlos Durier, onde teve a oportunidade de se apresentar à frente da orquestra como solista.

 

Graduado com láurea acadêmica pelo curso de Música (Técnicas Interpretativas) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente cursa mestrado em Performance pela Universidade de Aveiro, Portugal, sob a orientação do Prof. Dr. David Cruz. Durante seu tempo de estudo, participou de festivais como: Virtuosi (PE), Festival Eleazar de Carvalho (SP) e o Festival de Música nas Montanhas (MG). Participou ainda de master classes com grandes violoncelistas do cenário nacional e internacional, entre eles, Alceu Reis, Fred Pot, Paulo Santoro, Kim Bak Dinitzen, Victor Uzur, Stanimir Todorov.

 

O maestro - Luiz Carlos Durier – Paraibano de João Pessoa, Durier é o regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB) há 22 anos. Em setembro de 2013 foi nomeado diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). No ano de 2012, o maestro recebeu a Comenda de Honra ao Mérito, pelo desempenho profissional frente a OSPB.

 

Entre suas atividades, conduziu a OSPB na gravação ao vivo do CD da cantora Marinês e sua Gente e do DVD Sivuca e os Músicos Paraibanos. Com a OSPB e a OSJPB, esteve a frente de concertos com artistas populares como Ângela Rô Rô, Arnaldo Antunes, Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), Flávio José, Genival Lacerda, Alcione, Toninho Ferragutti, Geraldo Azevedo e Dominguinhos.

 

Por cinco anos consecutivos, Luiz Carlos Durier regeu a Orquestra Sinfônica da Paraíba e a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em concertos comemorativos ao aniversário da cidade de João Pessoa junto a artistas brasileiros. No dia 5 de agosto de 2015, as orquestras paraibanas apresentaram concerto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a participação da cantora carioca Zélia Duncan.       

 

No ano seguinte, a apresentação teve como destaque o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho; em 2017, as atrações foram as cantoras paraibanas Cátia de França e Nathalia Bellar; em 2018, o também paraibano Chico César foi o destaque, e no ano passado, o concerto em homenagem à cidade de João Pessoa foi realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, seguido pelo show da banda Paralamas do Sucesso.

 

Serviço

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Concerto realizado em 12 de novembro de 2015

Regência: Luiz Carlos Durier

Solista: Rômulo Pessoa (violoncelo)

Exibição: 15/10/2020, às 20h

TV Funesc: www.youtube.com.br/funescpbgov

SECOM-PB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários