Sine de João Pessoa registra volta gradual de contratações; setor de serviços é o que tem mais vagas

 

O serralheiro Josenildo Araújo de Lima, 46 anos, casado e com um filho pequeno começou o ano de 2020 bastante preocupado. Desempregado, prestes a receber as últimas parcelas do Seguro-Desemprego, ele ficou ainda mais apreensivo quando teve início a pandemia do novo coronavírus. Naquele momento, as empresas começaram a suspender as atividades ou mesmo fechar as portas em definitivo, tornando ainda mais complicada a tarefa de buscar um novo emprego.  

Há pouco mais de um mês, Lima recebeu uma boa notícia e respira um pouco mais aliviado. Por meio do cadastro que havia feito no Sistema Nacional de Emprego em João Pessoa (Sine-JP), foi aprovado numa seleção de emprego na área da construção civil. “Eu ainda estou no período de experiência, mas agora estou muito otimista. Antes, eu estava preocupado achando que não encontraria emprego nem tão cedo. Vou finalmente conseguir atualizar minhas contas todas”, comemora.

Entre março e agosto, o nível de vagas de emprego disponibilizadas e de contratações efetivas foi bastante reduzido e só agora está voltando a um patamar considerado normal. Entre os dias 20 de marco e 10 de agosto, o Sine-JP captou 100 vagas e encaminhou 30 profissionais às empresas. Já entre os dias 10 de agosto a primeiro de outubro, 450 vagas foram captadas e 754 pessoas encaminhadas para empresas.

A coordenadora do Sine-JP, Lilian Pereira, explica que através desses números é possível observar a volta gradual das contratações, principalmente do setor de serviços. “Nesse período de reabertura, houve uma grande demanda de vagas para as funções de marceneiro, com sete empresas solicitando, montador de móveis de madeira, com quatro empresas, e mecânico de automóveis, com demanda de oito empresas”, exemplifica.

Para realizar o cadastro e se candidatar às vagas, o trabalhador pode comparecer ao Sine-JP de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, com RG, CPF e Carteira de Trabalho e Previdência Social. Também pode fazer a consulta de vagas no app SINE FÁCIL.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários