Treze candidatos em João Pessoa já fizeram o teste de escolaridade para poder concorrer nas eleições de 2020


 Treze candidatos nas eleições municipais de 2020 em João Pessoa fizeram em cartório a solicitação do teste de escolaridade, que é um dos critérios para aqueles que não comprovaram o grau de instrução. Na Capital, 663 pessoas concorrem ao cargo de vereador, catorze a prefeito e o mesmo número a vice-prefeito. Em todo o estado, conforme os últimos dados do DivulgaCand, há mais de 12 mil registros de candidaturas. Em média 3% informaram saber ler e escrever. 

O teste é feito a partir de uma determinação da Justiça Eleitoral por conta da ausência da informação quanto à escolaridade das pessoas que solicitaram registros de candidaturas. Ler e escrever é uma das condições que uma pessoa terá que cumprir para poder disputar um cargo nas eleições. Após ser notificado, o postulante tem dois dias para procurar o cartório.

Conforme os últimos dados acessos pelo ClickPB, em relação grau de instrução, em torno de 36% tinham ensino médio, 23% ensino superior, 16% fundamental incompleto, 10% fundamental completo, 4% médio incompleto, 4% superior incompleto, 3% lê e escreve e 0,01% analfabeto.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários