Vaticano confirma caso de Covid na residência onde vive Papa Francisco

 

Um morador da residência Santa Marta, onde também mora o Papa Francisco foi diagnosticado com covid-19. A informação foi confirmada neste sábado (17), pelo Vaticano. O homem, que não foi identificado, está assintomático e todos seus contatos também foram isolados.

A residência que abriga cardeais e membros do clero tem mais de 130 quartos e suítes e este não é o primeiro caso. Em março, outro morador teve resultado positivo durante o auge da pandemia na Itália. Na semana passada, quatro membros da Guarda Suíça, a força de elite que protege o Papa, testaram positivo para a Covid.

O papa é testado regularmente para a covid, de acordo com o Vaticano, e vai cumprir normalmente sua agenda oficial neste sábado. Ele participou de três audiências privadas e recebeu um grupo de policiais italianos. Francisco teve parte do pulmão retirada devido a uma infecção quando era mais jovem.

Segunda onda na Itália

Na sexta-feira (16), a Itália registrou 10.010 novos casos por coronavírus em apenas 24 horas. Essa foi a maior contagem diária desde o início do surto no país e o recorde anterior havia sido na quinta-feira (15), quando o país contabilizou 8.804 novas infecções.

O Ministério da Saúde italiano também relatou 55 mortes relacionadas ao coronavírus, contra 83 no dia anterior. O número é bem menor que os registrados no auge da pandemia na Itália (março e abril), quando um pico diário de mais de 900 mortes foi alcançado.

A Itália foi o primeiro país da Europa a ser atingido pela Covid-19 e tem o segundo maior número de mortos no continente depois da Grã-Bretanha – 36.427 mortes, de acordo com dados oficiais.

O governo italiano impôs na terça-feira (13) novas restrições a reuniões, restaurantes, esportes e atividades escolares em uma tentativa de diminuir o aumento de infecções.

 G1


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários