China detecta coronavírus em carne de porco importada do Brasil

 

O distrito de Wendeng, Weihai, província chinesa de Shandong informou a detecção de covid-19 em pacotes de um lote de carne de porco congelada importada do Brasil. De acordo com a Agência Reuters, os moradores do local, que podem ter entrado com contato com a carne suína devem informar às autoridades.

Não há informações de qual frigorífico brasileiro é o lote, mas a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) disse, em nota, que a covid-19 estaria na embalagem do produto, e a contaminação pode ter ocorrido durante as etapas de transporte do produto.

Na nota a ABPA destacou que a associação está em contato com as autoridades brasileiras para apoiar no levantamento de informações.

Essa não é a 1ª vez que a China encontra o vírus em carne importada do Brasil. Em 13 de agosto, foi detectada a presença do novo coronavírus na superfície de uma asa de frango congelada, em lote destinado a cidade de Shenzhen, sul da China. O vírus foi encontrado depois de uma amostra ter sido enviada para centros locais de controle de doenças.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou, por nota, que “não foi comunicado oficialmente pelas autoridades chinesas“.

Veja a nota da ABPA

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) está em contato com as autoridades brasileiras para apoiar o levantamento de informações sobre a ocorrência no distrito de Wendeng, na cidade de Weihai (China), divulgada pelas autoridades locais.

As informações divulgadas até aqui destacam que os traços de Covid-19 eventualmente encontrados estavam na EMBALAGEM do produto, o que indica que a contaminação deve ter ocorrido fora da unidade produtora – por exemplo, em uma das várias etapas de transporte até a chegada ao destino.

A ABPA lembra que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

PARAÍBA.COM



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários