CRM-PB protocola relatório no Ministério Público com denúncia sobre casos de subnotificação da Covid-19 em João Pessoa


 Após fiscalizar e constatar subnotificação de casos da covid-19 em João Pessoa, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) irá protocolar denúncia no Ministério Público da Paraíba. Em entrevista ao ClickPB, na tarde desta quarta-feira (18), o chefe de fiscalização do Conselho, João Alberto Pessoa disse que todo o relatório elaborado pela equipe técnica foi concluído e aguarda autorização para ser encaminhado. 

"O relatório foi concluído e está com a  presidência do CRM para análise, correção e encaminhamento", explicou. De acordo com o órgão falta testes e sem ter como monitorar a doença os riscos para a saúde pública são graves.  

Na semana passada, o CRM constatou lotação de 100% na UTI do Hospital Universitário Lauro Wanderley; Complexo Hospitalar Clementino Fraga com 80%; Hospital da Unimed com 80%; Hospital Metropolitano com 70%. Apenas no Hospital Santa Isabel, a UTI estava com 23% de ocupação. Dos cinco visitados, apenas o Hospital Santa Isabel estava com a ocupação da UTI em 23%.

Durante as fiscalizações, a falta de testes rápidos para Covid-19, pacientes com pouca ou média sintomatologia sendo orientados a retornarem às suas casas e pacientes sendo internados sem o devido isolamento dos pacientes com outras doenças foram algumas das irregularidades encontradas pelos membros do Conselho.

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), mais de  140.355 mil paraibanos já contraíram a Covid-19 e mais de 3,2 mil faleceram. Dentre os médicos, mais de 900 já foram infectados pelo novo coronavírus e 13 foram a óbito.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários