Paraibano Hulk se despede do Shanghai e do futebol chinês: "orgulho e gratidão"

 


O atacante brasileiro Hulk, de 34 anos, se despediu do futebol chinês após quatro anos vestindo a camisa do Shanghai SIPG. Em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (12), Hulk declarou orgulho e gratidão.

"Quero expressar meu orgulho, carinho, gratidão e respeito pelo futebol chinês. Cheguei em 2016 e desde então tenho sido muito bem tratado e respeitado por todos. Obrigado a todos do clube e à torcida pelo carinho e respeito. Também aos jogadores, sempre tivemos uma grande união e relação de carinho, amizade e muito respeito", disse na publicação.

Hulk em ação no seu último jogo em solo chinês, na decisão do terceiro lugar da liga, entre Shanghai SIPG e Beijing Guoan — Foto: Xu Chang/AFP

Hulk disputou a última partida no país na última quarta, no empate por 1 a 1 do Shanghai SIPG com o Beijing Guoan, pela decisão do terceiro lugar do Campeonato Chinês – o time de Pequim havia vencido o jogo de ida por 2 a 1. 

Hulk ainda vai disputar a Liga dos Campeões da Ásia pelo Shanghai, mas as partidas restantes da competição serão disputadas em Doha, no Catar, entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro. O time de Xangai também tem a Copa da China no calendário até o fim do ano, mas uma equipe B será utilizada. O torneio nacional está marcado para o mesmo período da Champions.

O contrato de Hulk com o Shanghai vai até o dia 31 de dezembro. Ele revelou em julho, ao Globo Esporte, que não iria renovar. O brasileiro não cogita ficar no futebol chinês e, no momento, tem propostas oficiais de clubes europeus, entre eles dois da Premier League, e da MLS, principal liga dos Estados Unidos.

O desejo do brasileiro era de voltar a jogar a disputar a Liga dos Campeões da Europa. No entanto, nenhuma das equipes que o ofereceu contrato a partir de janeiro de 2021 está na competição. O atacante não recebeu propostas oficiais de equipes brasileiras, embora tenha admitido que foi sondado.

Caso seja anunciado por um clube do Brasil, Hulk só poderá estrear em março do ano que vem. As inscrições de novos jogadores no Brasileirão só são permitidas até o dia 20 de novembro, e a competição acaba no dia 24 de fevereiro.

Hulk chegou ao Shanghai SIPG no meio de 2016, após o clube pagar 55 milhões de euros ao Zenit. O brasileiro completou, na última quarta, 100 jogos pela liga chinesa. Ele marcou 51 gols e deu 31 assistências no período. Foi campeão chinês em 2018 e da Supercopa da China em 2019.

O atacante disputou 48 jogos pela seleção brasileira entre 2009 e 2016 e marcou 11 gols. Foi campeão da Copa das Confederações em 2013 e titular da Copa do Mundo em 2014.

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários