Presidente Jair Bolsonaro nomeia candidato menos votado em lista tríplice para ser novo reitor da UFPB


 O presidente Jair Bolsonaro nomeou o candidato menos votado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), como novo reitor da instituição de ensino. Valdiney Veloso Gouveia ficou em terceiro lugar na consulta e teve apenas 5,35% dos votos. 

A nomeação de Valdiney foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (05). Ele ficará no cargo por quatro anos que será assumido a partir do dia 11 de novembro.

Durante o processo eleitoral, Valdiney se mostrou como defensor do programa Future-se, um dos principais carros chefe do Ministério da Educação em relação às universidades federais.

Na escolha da lista tríplice a chapa formada por Valdiney não obteve nenhum voto dos Conselhos da UFPB. A lista foi encaminhada ao Ministério da Educação para a nomeação do presidente Jair Bolsonaro.

candidata mais votada na consulta foi Terezinha Domiciano da chapa 2, que obteve 964,518 votos. Em setembro, Terezinha afirmou que achou estranho o movimento considerado conservador que pedia a nomeação do terceiro colocado na consulta. 

Valdiney Veloso não é o primeiro reitor menos votado escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele também nomeou  o professor Janir Alves Soares, como novo reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo como reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).



CLICKPB





FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários