Secretaria inicia campanha Novembro Azul com ações de promoção e cuidado com a saúde do homem

 

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Para dar continuidade e reforçar os cuidados e assistência à saúde do homem, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início nesta terça-feira (3), a campanha Novembro Azul, destacando a importância da prevenção ao câncer de próstata e outras comorbidades comuns aos homens.

Os serviços ofertados à saúde do homem seguem uma linha de cuidados que trabalha políticas de acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, e as doenças prevalentes entre a população masculina. A assistência será dada a todas faixas etárias, dando início na adolescência, aos meninos que precisam tomar a vacina que previne contra o HPV, com idades de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias).

“É preciso compreender a relevância das ações para um amplo debate acerca da saúde da população masculina na perspectiva da atenção integral à saúde do homem, de que as ofertas dos serviços não se restrinjam apenas ao mês de novembro, e sim para todos os meses do ano – de novembro a novembro. Todas as unidades de saúde da família e Policlínicas Municipais estarão fazendo atendimentos e encaminhamentos desse público para garantir a assistência e, consequentemente, no caso de câncer e outras doenças com gravidades, conseguir um diagnóstico mais preciso e precoce”, destacou Késsio de Brito, coordenador da área técnica de saúde do homem da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Na rede de saúde, os serviços estão distribuídos desde a Atenção Básica com atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs), até a Atenção Especializada, nas Policlínicas e Rede Hospitalar que ofertam consultas especializadas em urologia e proctologia, cirurgia para vasectomia, pequenas cirurgias de bolsa escrotal, testículo, cordão espermático e pênis.

Novembro Azul

A campanha busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens.

De acordo com o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem, durante o ‘Novembro Azul’, há a intensificação para as ações de conscientização e o cuidado integral, com esforço de convocar este público para uma visita nos serviços de saúde. Mas durante todo o ano o homem encontra assistência na Rede Municipal de Saúde.

“Não se trata de uma campanha exclusiva de prevenção ao câncer, é um momento que os profissionais de saúde e a sociedade em geral se mobilizam para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento oportuno”, informa o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem, Kessio Brito. “É importante também que o homem possa buscar se conhecer e se tratar de forma integral, como cuidados com a obesidade, problemas de pressão, diabetes, entre outros”, destacou o coordenador.

Dados

Estima-se que 180 novos casos são contabilizados por ano de câncer de próstata em João Pessoa. Em 2019 foram notificados 68 óbitos e, em 2020 até o mês de outubro, foram notificados 39 óbitos. No grupo de neoplasias, o câncer de próstata fica atrás apenas de câncer de pulmão com 42 óbitos em 2020. “Com bases nos dados epidemiológicos, é um agravo de grande destaque, ocupando a quarta causa de mortalidade em homens por ordem de relevância em nossa cidade, ocupa uma posição menor somente para causas externas, infartos agudos do miocárdio e diabetes Mellitus”, completou o Késsio de Brito.

Segundo a área técnica de saúde do homem, segue abaixo os principais dados de mortalidade em João Pessoa (2015 – 2019):

  • Agressão/ Violência urbana, arma de fogo: total 1.232, Faixa etária mais acometida é 20-29 anos.
  • Infarto agudo do miocárdio: total: 966, a partir dos 30 anos.
  • Diabetes mellitus: total: 531, a partir dos 40 anos.
  • Câncer da próstata: total: 272, acima de 50 anos.
  • Câncer dos pulmões: total: 222, acima de 30 anos.
  • Doença alcoólica do fígado: total: 193, acima de 30 anos.
SECOM-PB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários