Moradores flagram esgoto a céu aberto em praia de Manaíra e Semam diz que episódio é protocolo de rotina para limpeza de galerias

 

Um esgoto a céu aberto em plena praia de Manaíra deixou os moradores e banhistas assustados na manhã desta segunda-feira (19). Em um vídeo que o ClickPB teve acesso, um volume de água com cor turva é despejado na região. Em entrevista ao ClickPB, o diretor da Divisão de Controle Ambiental (DCA) da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Anderson Fontes, explicou que a situação é normal e se trata da limpeza da galeria que acumula plantas, matos e folhas.

"Esse caso se repete pelo falo de que a Enlur e o pessoal da Seinfra que cuida da limpeza das galerias nas praias, abre as galerias e esse volume que sai com a água turva é material de decomposição de folhas e mato que se acumulam e se decompõem e passam a ter essa coloração. As vezes tem registro de esgoto, mas a maioria desses casos é de material decomposto. Periodicamente se faz essa limpeza", explicou. 

Sobre a suspeita de esgoto levantada nas imagens, o ClickPB procurou a Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinfra) que alertou para os casos de ações clandestinas de despejos na orla. "Em caso de esgotos clandestinos que são jogados no mar, existe um TAC do Ministério Público Federal que envolve a Seinfra, Semam, Cagepa e Sudema em ações conjuntas para coibir essas ligações clandestinas na rede de drenagem da orla", disse a assessoria.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevê varredura completa na rede pluvial do bairro de Manaíra para identificar derramamento irregular de esgoto nas galerias de águas pluviais; limpeza das galerias pluviais, com a remoção de lixo e outros obstáculos e desobstrução das desembocaduras da rede pluvial que lançam águas na praia.

De acordo com a Seinfra, essas ações são feitas em diversos pontos da orla, porém com a pandemia houve uma redução das fiscalizações, que já estão sendo retomadas. "A Seinfra é responsável por identificar uma possível contaminação, enviando a amostra para a Sudema analisar, e pela obstrução da ligação clandestina", explicou. 

Confira o vídeo com as imagens do despejo do volume na praia de Manaíra:


CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários