Em 2020, 23 políticos entre deputados, prefeito e ex-prefeitos na Paraíba morreram vítimas de covid-19, infarto, AVC e câncer


Em 2020, 23 políticos entre deputado, ex-deputados, prefeito, ex-prefeitos e vereador faleceram na Paraíba. Os motivos das mortes estão a Covid-19, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), câncer e causas naturais conforme o ClickPB levantou. Entre os nomes estão o deputado Genival Matias, a ex-deputada Lúcia Braga, o ex-governador Wilson Braga e o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano. Do total de falecidos, 11 foram vitimados pelo novo coronavírus. 

Fevereiro

24/02

Morreu Marcus Odilon Ribeiro Coutinho aos 79 anos. O ex-deputado estava internado na UTI do Hospital Memorial São Francisco, desde o dia 15 de fevereiro. Ele enfrentava complicações depois que passou por uma colectomia, cirurgi a que remove o intestino grosso, o qual estava obstruído.

Maio

08/05

Faleceu a ex-deputada e ex-primeira dama do Estado da Paraíba, Lúcia Braga, aos 85 anos de idade. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, com Covid-19. Lúcia Braga foi casada com o ex-governador Wilson Braga e exerceu os cargos de deputada estadual e federal. 

17/05

Morreu o ex-governador da Paraíba, Wilson Braga, também vítima de coronavírus. O ex-governador estava internado no Hospital Nossa Senhora das Neves. Uma semana antes de morrer, Wilson teve uma piora no seu estado de saúde e precisou ser entubado. A sua esposa Lúcia Braga,

21/05

Faleceu o ex-deputado e ex-secretário de Estado, Pedro Adelson. Ele estava internado no Hospital da Unimed e morreu vítima de falência múltipla de órgãos. Ele tinha deficiência renal crônica, foi diagnosticado com cardiopatia progressiva e também sofria de deficiência pulmonar dupla provocada pela pneumonia.

24/05

O ex-prefeito de Patos e ex-deputado, Dinaldo Wanderley, morreu, vítima de covid-19. Ele estava internado em um hospital privado de João Pessoa desde o dia 14 de maio. Na semana anterior, Dinaldo tinha apresentado melhora, foi extubado e chegou a deixar a UTI do hospital. Devido a dificuldades respiratórias, voltou a ser intubado.

29/05

Morreu de Covid-19, o ex-prefeito de Cubati, José Medeiros Dantas. Ele tinha 89 anos e estava internado desta a última semana após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi diagnosticada a infecção pelo novo coronavírus. José Medeiros Dantas deixa esposa e seis filhos. Ele era conhecido como Zezinho Preá.

Junho

14/06

Morreu o prefeito de Guarabira licenciado, Zenóbio Toscano. Ele estava internado desde o dia 6 de junho em tratamento contra a Covid-19, mas no dia 13 sofreu um novo Acidente Vascular Cerebral (AVC), desta vez hemorrágico, o que agravou o quadro de saúde o levando a morte. Zenóbio Toscano nasceu em 4 de setembro, no município de Ingá, na Paraíba. 

16/06

Morreu o ex-deputado estadual Nivaldo Manoel. Ele estava internado UTI do Hospital Napoleão Laureano, devido a um câncer de pâncreas. Natural de João Pessoa, Nivaldo Manoel tinha 74 anos, casado, tem quatro filhos.  Foi eleito vereador da Capital em 1988. Em 2004 assumiu o mandato de deputado estadual e foi reeleito em 2006. Nivaldo foi presidente do PPS em João Pessoa e vice-presidente estadual. 

Julho

01/07

Morreu a ex-prefeita de Itabaiana, Dida Moreira, conhecida como Dona Dida, vítima de coronavírus. Estava internada no Hospital Memorial São Franscisco, em João Pessoa, há 50 dias. Eurídice Moreira sofria de problemas respiratórios e na última internação chegou a ser levada três vezes para a UTI e entubada. Submeteu-se ao teste de Covid-19, que havia dado negativo mas na semana passada testou positivo para o coronavírus.

06/07

Morreu o ex-prefeito de Tacima, Terluiz Baracuhy Cruz, devido a complicações decorrentes do Covid-19. Seu Bebé, como era conhecido, estava internado no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa. Ele deixou os filhos Georgiana (Arnóbio) Viana, Denise (Eduardo) Chaves e Fabiana Cruz. O ex-prefeito era sogro do presidente do TCE-PB, conselheiro Arnóbio Alves Viana.

12/07

Faleceu o ex-prefeito de Cabaceiras, José Duarte Irmão, conhecido popularmente por Josa, aos 76 anos, em Campina Grande. Josa lutava contra um câncer há cerca de dois anos e fazia parte do tratamento em São Paulo. Foi prefeito de 1980 a 1981, e deixou marcas de sua gestão com a instalação de energia em diversas comunidades e a também a construção do Açude Boqueirão, localizado no município de São Domingos do Cariri, na época pertencente a Cabaceiras.

16/07

Morreu o prefeito de Ingá, Manoel da Lenha, vítima de Coronavírus. Ele tinha 64 anos e estava internado na Clínica Santa Clara em Campina Grande desde o início do mês de julho. No dia 05 de julho, a Prefeitura da cidade emitiu uma nota confirmando o teste positivo do prefeito. Manoel da Lenha apresentava comorbidades, por isso os médicos decidiram pela internação. Devido a causa da morte o corpo do prefeito deve ser enterrado apenas na presença de familiares.

19/07

O deputado estadual Genival Matias morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC). De acordo com a declaração de óbito assinada pelo médico Lucas de Sá Cavalcanti, o deputado sofreu uma hipertensão intracraniana seguida do AVC. Genival Matias morreu na manhã deste domingo (19), enquanto pilotava um jet ski em Ipojuca, em Pernambuco. O deputado estava na companhia do deputado estadual Felipe Leitão e do ex-deputado Mikika Leitão.

Outubro

11/12

Morreu a ex-deputada e ex-prefeita de Vista Serrana, Socorro Marques. Ela estava internada no hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. De acordo com informações a ex-deputada estava hospitalizada em decorrência de uma infecção causada por extração dentária. Socorro Marques foi prefeita do município de Vista Serrana, na região de Patos, por dois mandatos e foi deputada estadual, também por dois mandatos. Ela era economista, contadora e servidora pública estadual aposentada.

Novembro

03/11

Morreu o vereador e candidato a reeleição pelo município de Bonito de Santa Fé, na Paraíba, João Bosco dos Santos, conhecido por "Bosco Soldado", morreu, vítima de covid-19. O comunicado foi dado pelo candidato a prefeito da cidade, Ceninha Lucena, em suas redes sociais. O vereador tinha 60 anos de idade. Ceninha Lucena comunicou a sua militância que todos estavam de luto pela perda.

15/11

O vereador eleito na cidade de Caraúbas, Agreste da Paraíba, Bazoca, faleceu após sofrer um infarto quando comemorava sua votação. De acordo com as primeiras informações, Bazoca estava em frente a um local de votação fazendo a apuração dos votos quando sofreu o mal súbito. Ele teria sofrido uma parada cardiorespiratória e caído no chão, falecendo no mesmo instante. José Josima Ferreira da Silva, que era mais conhecido como Bazoca, tinha 56 anos de idade e já exercia o mandato de vereador na cidade.

25/11

Morreu a ex-prefeita de Vieirópolis, Francisca Santa Nóbrega Oliveira, conhecida como Santa Oliveira, aos 66 anos. Ela estava internada no Hospital Universitário de João Pessoa com covid-19. Santa Oliveira era assistente social e exerceu dois mandatos como prefeita de Vieirópolis, no Sertão paraibano, entre janeiro de 1997 e dezembro de 2004.

30/11

Morreu o ex-prefeito de São João do Cariri, Cosme Gonçalves de Farias (DEM). Ele tinha 64 anos e a causa da morte não foi confirmada pela família. Cosme Gonçalves assumiu a prefeitura de São João do Cariri em julho de 2015 com o falecimento do então prefeito Marcone Medeiros. Em 2016 disputou as eleições e foi eleito prefeito. Em outubro de 2019, Cosme Gonçalves renunciou seu mandato de prefeito devido ao Mal de Alzheimer. 

Dezembro

10/12

Morreu vítima de infarto, o médico e ex-prefeito de Cacimba de Dentro, Edmilson Gomes de Sousa, conhecido como Dr. Edmilson. Conforme apurou o ClickPB, há cerca de três semanas, o sobrinho de Dr. Edmilson, Victor Hugo Sousa Nóbrega, que foi eleito vereador de Cacimba de Dentro, divulgou um vídeo no Instagram em que pedia orações para o tio. Segundo ele, Dr. Edmilson estava internado no Hospital Metropolitano, aguardando o quadro de saúde estabilizar para fazer uma cirurgia.

12/12

Morreu o ex-prefeito Geraldo Paulino Terto, vítima de complicações da covid-19 e outras doenças. Ele estava internado em um Hospital na cidade de Campina Grande, com problemas de saúde e foi contaminado pela covid-19, o que agravou a situação.

16/12

Morreu o ex-prefeito de Cajazeiras, Francisco Matias Rolim, mais conhecido como Chico Rolim, aos 98 anos. Chico Rolim morreu em casa, em Cajazeiras, de causas naturais. Ele estava debilitado devido a problemas de saúde e também a idade avançada. Foi prefeito de Cajazeiras por 11 anos e também foi candidato a deputado federal, ficando na suplência. ele chegou a assumir o cargo por um período.

25/12

Morreu o ex-prefeito de Imaculada, Antônio Martins, aos 80 anos. Ele estava internado no Hospital Regional de Patos, devido a Covid-19. Antônio Martins morava no Distrito de Palmeiras, em Imaculada, no interior da Paraíba. De acordo com informações de familiares, o ex-prefeito veio a óbito por volta das 00h20 da madrugada. Pai de quatro filhos, governou Imaculada entre 1979 a 1982.

28/12

Morreu o ex-prefeito de Mamanguape, Fábio Fernandes, de 46 anos. Fábio estava internado no Hospital da Unimed, tratando-se contra a Covid-19, conforme apurou o ClickPB. O ex-gestor do município do Litoral Norte da Paraíba teve piora no quadro da infecção, foi entubado, mas não resistiu e veio a óbito na tarde de hoje. Fábio Fernandes foi prefeito de Mamanguape entre 2005 e 2008. Concorreu em 2016, mas perdeu para Eunice Pessoa, eleita prefeita.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários