Laerte deixa UTI e é transferida para quarto para continuar tratamento contra Covid-19


 A cartunista Laerte Coutinho, de 69 anos, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, e foi transferida para o quarto, onde dará continuidade ao tratamento da Covid-19, segundo o novo boletim médico divulgado nesta quinta-feira (28).

De acordo com o Incor, ela permanecerá em tratamento medicamentoso nos próximos dias, com o uso de "cateter de oxigênio e fisioterapia respiratória". A cartunista está sob cuidados da equipe médica coordenada pelo médico Carlos Carvalho.

"A não ser que ocorra intercorrência importante na evolução da paciente, novo boletim médico será divulgado somente em sua alta hospitalar", afirmou o Incor.

Internação

Laerte está internada no Incor desde o dia 21 de janeiro, sob os cuidados do médico Ubiratan Paula Santos. Na manhã de terça-feira (26), foi transferida para a UTI Respiratório do instituto, onde passou por "tratamento medicamentoso e com suporte ventilatório não invasivo, por meio de cateter de alto fluxo", disse o boletim médico divulgado pelo hospital na terça-feira (26).

Por meio das redes sociais, o quadrinista Rafael Coutinho, filho da cartunista, agradeceu as mensagens de apoio dos amigos e personalidades e pediu energias positivas para a recuperação do pai.

"Ela deve ficar por no mínimo mais uma semana lá, e estamos acompanhando dia a dia a evolução, na torcida para que melhore. Agradecemos a todes que mandaram mensagens de apoio e carinho, se disponibilizando a ajudar das formas mais variadas. Obrigada, em nome da Laerte, é muito bonito demais ver o amor de todes pelo meu pai."

Coutinho também afirmou que o estado de saúde da cartunista "não é grave, mas requer cuidados mais rigorosos".

"Escrevo aqui em nome da família, para atualizá-los sobre a atual condição de saúde dela. Como muitos já sabem, Laerte está internada com Covid desde o dia 21 de janeiro, no InCor. A condição piorou lentamente, e ela foi internada na UTI na noite passada. O estado ainda não é grave, mas requer cuidados mais rigorosos", escreveu Rafael.

Uma das principais cartunistas do país, Laerte divulgou na sexta-feira (22) que testou positivo para a doença. Em seu perfil no Twitter, ela afirmou na ocasião que estava "sob bons cuidados" e que "a evolução [do quadro de saúde] está satisfatória".

"Fico grata pelas emanações e preocupações! Vocês, máscaras, mãos lavadas e o possível de isolamento", escreveu ela, que é autora de charges e tirinhas, como "Piratas do Tietê".

CLICKPB



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários