Reitora recebe prefeito de Gurjão e discute implantação de projetos de desenvolvimento no município


A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, recebeu na manhã desta terça-feira (12), no Gabinete da Reitoria, o prefeito da cidade de Gurjão, Zé Elias, para iniciar um diálogo que pode render bons frutos tanto para a Universidade, quanto para o município paraibano. A intenção de ambos é iniciar os preparativos para o desenvolvimento de projetos que favoreçam o desenvolvimento nas áreas de Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente. Este foi o primeiro encontro e contou com a participação do pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade; da secretária de Educação de Gurjão, professora Zelma Nemizia; do gestor da Escola Integral Juarez Nóbrega, professor Flávio Queiroz; e do professor do Curso de Filosofia da UEPB, Valmir Pereira.

Segundo explicou professora Célia Regina, a UEPB possui um grande número de professores e estudantes interessados em desenvolver projetos de pesquisa e extensão nos municípios paraibanos, e esta intenção da gestão municipal em oferecer campo de pesquisa e apoio às atividades acadêmicas já é um passo importante para que as primeiras ações sejam desenvolvidas. O trabalho extensionista e de pesquisa que a Universidade oferece, de acordo com a reitora, poderá proporcionar avanços em questões fundamentais no desenvolvimento do município.

“Eu tenho uma ligação muito forte com a cidade de Gurjão. Praticamente iniciei minha carreira de docente lá, conheço bem a cidade e essa conversa inicial com a gestão municipal foi muito importante para avaliarmos em quais frentes podemos atuar para oferecer campo de pesquisa para os professores, oportunidade de atuação na extensão e pesquisa para os alunos, além de possibilitar o desenvolvimento e melhoria em setores importantes da cidade. Nosso canal estará sempre aberto para a construção dessas parcerias para explorarmos o que temos de mais forte, tanto na UEPB como nas potencialidades do município”, destacou a reitora.

O prefeito de Gurjão, Zé Elias, egresso da UEPB do então curso de Estudos Sociais, como também do curso de Licenciatura em História, reafirmou a necessidade desse trabalho conjunto para que o município possa resolver alguns gargalos. “Procuramos a UEPB para, além de estreitarmos nossa relação, oferecer condições de desenvolvimento sustentável para Gurjão. Pretendemos colocar em prática, o mais rápido possível, projetos nas áreas de Cultura e Educação, pois acreditamos que é a partir daí que criamos condições de melhorar a vida das pessoas”, disse Zé Elias.

Após esse primeiro encontro com o gestor municipal, a professora Célia Regina garantiu que levará a proposta de parceria para o desenvolvimento de projetos e programas que possam ser aplicados em Gurjão para as pró-reitorias e para os departamentos da Instituição. Assim, os docentes da Universidade poderão apresentar propostas de intervenção nas áreas de desenvolvimento regional.



Fonte:UEPB 




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários