Secretário de Saúde da Paraíba diz que Consórcio Nordeste só vai comprar vacinas contra Covid-19 se Governo Federal não adquirir doses

 

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, falou ao ClickPB sobre a possibilidade de o Governo da Paraíba comprar doses da CoronaVac e do Consórcio Nordeste adquirir doses da vacina russa contra Covid-19, Sputnik V. Ele destacou o anúncio de que o Governo Federal deve assinar, na terça-feira (2), contrato com o Instituto Butantan para aquisição de 54 milhões de doses da CoronaVac.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou nesta sexta-feira (29) a manifestação do Governo Federal acerca da compra de mais doses do imunizante.

"A aquisição de vacinas deve ser centralizada pelo Governo Federal. O Consórcio Nordeste só vai adquirir vacinas se o Governo Federal não efetivar a aquisição. Então continua o mesmo planejamento do Governo Federal que, através dessa informação, já mostra que está operacionalizando a aquisição de mais doses de vacinas", comentou o secretário Geraldo Medeiros.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, afirmou que tem interesse na compra da vacina Coronavac, caso a negociação do Governo Federal com o Instituto Butantan não prossiga. A declaração do governador foi feita através de sua conta no Twitter nessa quinta-feira (28).

João Azevêdo disse que aguarda a chegada da vacina para poder avançar com o plano de imunização da população. "Espero que o Ministério da Saúde adquira logo as vacinas do Butantan e as distribua com Estados e municípios para que possamos avançar com nosso plano de imunização da população", declarou.

Ainda segundo ele, caso o Governo Federal não adquira as outras doses, a Paraíba irá irá entrar em contato com o Instituto Butantan para realizar a compra. "Mas se o governo federal não avançar, vou voltar a contatar a direção do Butantan para reafirmar que o Governo da Paraíba tem interesse em comprá-las o quanto antes. A gente tem pressa."

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários