Bancários do Banco do Brasil entram em estado de greve e nova paralisação de 24h acontece nesta quarta-feira na Paraíba

 

Funcionários do Banco do Brasil na Paraíba decidiram em assembleia virtual realizada na noite desta sexta-feira (5) aprovar o estado de greve contra a reestruturação que fechará mais de três agências e postos de atendimento no estado. Com a decisão haverá nesta quarta-feira (10), uma segunda paralisação de 24 horas nas 67 agências e 36 postos de atendimentos (PAAs) espalhados pelo estado. Confira o documento. 

Apesar de ter anunciado o plano de reestruturação, o banco não revela de forma oficial quantas agências no total serão fechadas no estado, mas segundo os próprios funcionários, a previsão é que os locais encerrados sejam: a agência Parque Solon de Lucena, localizada no bairro de Tambiá e a agência do Jardim Cidade Universitária, ambas em João Pessoa. Já em Campina Grande, a agência Jardim Paulistano, na Avenida Assis Chateaubriand.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, em entrevista ao ClickPB, o estado de greve " é um alerta para que a direção do banco e o governo se atentem para as reivindicações dos trabalhadores e abram negociação para que se evite a deflagração da greve", explicou.

Para o sindicalista, os funcionários estão pressionando o banco para que o mesmo seja transparente e abra negociações com relação ao plano que prevê a demissão de 5 mil funcionários (em plena pandemia), além do fechamento de 112 agências, 242 postos de atendimento e sete escritórios. Na Paraíba, mais de três agências e sete postos de atendimento estão na mira do banco para serem desativados.

A categoria decidiu em assembleia que se até até quarta-feira, 10 de fevereiro, não houver uma negociação satisfatória, bancários e bancárias do BB vão paralisar as atividades por 24 horas, podendo permanecer novas paralisações.

Ainda segundo Lindonjhonson, o banco se comprometeu em última reunião realizada em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) submeter a pauta com os pontos destacados pela Contraf-CUT à instância superior e trazer a resposta até a próxima audiência com o MPT, nesta segunda-feira (8). Segundo ele, "os funcionários querem negociar e pedem que o banco seja transparente com o plano que está em implantação para que os trabalhadores não sejam prejudicados", disse.


SAIBA MAIS:

Bancários do Banco do Brasil na Paraíba paralisam atendimento por 24h nesta sexta-feira contra fechamento de agências e demissões

Em protesto ao fechamento de agências, bancários do Banco do Brasil na Paraíba paralisam atendimento ao público

Senadora Daniella Ribeiro pede audiência com presidente do Banco do Brasil para impedir o fechamento de agências na Paraíba

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários