Cadeirantes vivem dificuldades para trafegar em ônibus de João Pessoa e vídeo registra descaso da falta de acessibilidade

 

Quem precisa usar o transporte coletivo sabe que não é fácil. Agora imagine para um cadeirante, o que deveria ser um direito, termina sendo um sufoco ao embarcar em um ônibus de João Pessoa. Apesar das adaptações existentes nas poucas calçadas acessíveis da Capital, as empresas de ônibus não respeitam e na maioria das vezes desembarcam os cadeirantes de qualquer forma, sem a atenção aos locais específicos para um desembarque adequado. 

São diversos os problemas que transformam o direito à mobilidade em um pesadelo, como a dificuldade de acessar os pontos de ônibus, a falta de abrigo para cadeirantes, ônibus que não para e até a insatisfação de passageiros com o desembarque, por conta dos elevadores da plataforma de acesso dos veículos.  

Apesar do grande número dessa população é possível contar nos dedos quantos cadeirantes são vistos usando o transporte coletivo na Capital. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do último Censo realizado em 2010, dos 3.766.834 habitantes no Estado, 27,76%, que representam 1.045.631 pessoas, declararam ter ao menos um tipo de deficiência física, considerada nos níveis com comprometimento motor: leve, moderado e severo. 

Confira no vídeo que o ClickPB teve acesso com exclusividade, o momento em que um cadeirante passa pela situação em pleno Centro de João Pessoa. 

CLICKPB

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários