Chuvas em JP ultrapassam 200 milímetros em 6 horas e superam média histórica


 As fortes chuvas que caíram em João Pessoa nas última horas, ultrapassaram os 200 milímetros, e superaram em quase 60% a média histórica dos últimos 30 anos. As chuvas provocaram alagamentos e inundações em pontos estratégicos da Capital. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a chuva acumulada na última sexta-feira (26), foi 132,6 mm, mas se computar os dados deste sábado, chegou a 202,8 mm em apenas 6 horas de chuva.

A média do mês de fevereiro é 101,1 mm. Assim, choveu mais do que o dobro do esperado para todo o mês em apenas 6 horas.


De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuvas é superior ao que deveria ocorrer em todo o mês de fevereiro, com um acréscimo de 45% do que já estava previsto.Somente no intervalo de 8 horas, choveu o total de 167,8 milímetros, superando a média para fevereiro inteiro, que é de 108 milímetros.

As chuvas causaram destruição na Capital. Parte do muro do Parque Arruda Câmara, caiu. A bica passou recentemente por reformas na gestão do ex prefeito Luciano Cartaxo (PP).

De acordo com a Divisão de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, seis árvores caíram nessa sexta-feira na capital. Uma queda foi registrada no Jardim Botânico, tombando para a Avenida Pedro II. Também foram registradas quedas no Altiplano, no Jardim Cidade Universitária, Jaguaribe, Mangabeira e Miramar.

No bairro Tambiá, o muro que divide um condomínio residencial do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, desabou com as chuvas.

No bairro dos Bancários, um muro que estava represando água acabou desabando com a força das chuvas. No Mercado Central, um muro desabou numa área de barracas e prejudicou comerciantes.
A Secretaria de Infraestrutura atuou com ações de manutenção para reduzir os transtornos com alagamentos no Varadouro, Centro, Torre, Água Fria, Altiplano, Mangabeira, José Américo e Manaíra.

A previsão da meteorologia é de mais chuva na Capital nas próximas horas.

Severino Lopes
PB Agora



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários