No Dia Mundial de Combate ao Câncer, HNSN lança urgência oncológica 24 horas

 


Nesta quinta-feira, 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, o Hospital Nossa Senhora das Neves marca um novo tempo da oncologia na Paraíba e lança a urgência oncológica, que atenderá pacientes com câncer 24 horas por dia com uma rede integrada composta por médicos especialistas, cirurgiões e um centro de diagnóstico dos mais modernos e avançados do Nordeste.

O oncologista clínico do HNSN, Dr. Luiz Victor Maia, explica que o novo serviço nasce para ofertar ao paciente pessoense e paraibano, de modo geral, um serviço de alta qualidade, humanizado e de resultados, integrado a uma rede de profissionais que dará assistência desde a recepção até o tratamento, favorecendo o diagnóstico precoce, aumentado as chances de cura desse paciente.

“Um dos aspectos mais importastes que a gente percebe é que o tempo para o cuidado do paciente com câncer é fundamental. Se ele perde uma semana, um mês, isso representa perda de vida. Fazer o diagnóstico e tratar o paciente o mais rápido possível é essencial para ele ter bons resultados. Muitos pacientes terminaram procurando a urgência do hospital por outros motivos, que não necessariamente oncológicos, e que acabaram diagnosticando uma doença tumoral ou neoplástica. Para isso, é fundamental que a equipe esteja integrada, justamente para que ela consiga conceder a esse paciente um atendimento rápido, célere e que consiga definir o diagnóstico o mais rápido possível para que a gente trate o mais rápido possível, porque isso representa vida”, enfatiza Maia.

O médico cita casos de câncer diagnosticados no HNSN em situações onde o paciente procurou a unidade hospitalar com sintomas respiratórios em razão da pandemia de Covid-19, e que tomografias computadorizadas mostraram tumores de pulmão e outras regiões, o que oportunizou o início imediato do tratamento e a importância de um serviço diligente e eficiente.

“Usando o exemplo da Covid, temos experimentado um fenômeno importante durante a pandemia. O paciente procura a urgência com sintomas de quadro respiratório, pensando que é Covid, e eventualmente até é, e quando ele faz uma imagem do pulmão, descobre um tumor de pulmão. São diversos casos que pegamos ao longo desse intervalo, nesse cenário. Ele acaba descobrindo que tem outro problema, que é um câncer, que estava lá escondido, e muitas vezes sem grandes sintomas ou sintomas inexpressivos. Então no momento que você tem a integração da oncologia dentro da urgência, fica fácil para o radiologista identificar a lesão, acidentalmente, fazer o contato imediato com a equipe e a gente já estabelecer o diagnóstico desse paciente”, pontuou o oncologista.

Por fim, Luiz Victor enaltece o caráter humanizado do cuidado com o paciente do HNSN e ressalta a importância da presença e da segurança que o médico e a equipe exercem na evolução do paciente.

“Este é um aspecto fundamental. Eu sempre falo para toda equipe: paciente oncológico quer assistência. Quando falo de assistência, eu falo do cuidado, da humanização, de ter esse paciente embaixo do braço, saber que ele realmente está sendo cuidado e que a equipe toda está voltada para ele. É muito importante que a gente tenha essa visão de cuidar, de estar presente passando confiança e segurança a esse paciente”, finalizou.

CLICKPB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários