A situação atual provocada pela pandemia do coronavírus, é encarada por cada pessoa de uma forma diferente. Tanto a doença em si quanto o isolamento social são fatores de estresse para todo ser humano. Nos idosos, os efeitos podem ser ainda maiores, pois eles encontram-se no grupo de risco. Segundo o psicólogo e gerontólogo, Fabrício Oliveira, os idosos estiveram em evidência no início da pandemia por serem o grupo de risco mais vulnerável e, consequentemente, às primeiras mortes.
Essa informação, por si só, já pode deixar muitas pessoas acima dos 65 anos angustiadas. Se ela estão em isolamento social, conforme o recomendado pela OMS, existem outros fatores que podem contribuir ainda mais para uma piora no estado emocional. “Os primeiros diagnósticos positivos e de óbitos foram em pessoas acima de 60 anos que, na grande maioria, são portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares) se tornando protagonistas dessa triste realidade. Sabemos que quando passamos de uma certa idade ficamos mais vulneráveis a tudo, principalmente, a nossa saúde mental, temos que trabalhar a mente para estar sempre bem e ativa. Suprimir a liberdade de ir e vir, de visitar os parentes ou receber visitas, rever os amigos, passear, viajar e principalmente ir a missas ou cultos. Tal situação teve um impacto muito grande na vida social da pessoa idosa, que de forma abrupta teve que deixar suas atividades sociais, culturais e de lazer”, disse Fabrício Oliveira.
Vale ressaltar que, neste momento, existem idosos em diferentes situações: alguns estão isolados em casas de repouso, outros recolhidos em suas próprias casas e uma outra parcela que está com a família. Para cada um deles, os desafios são diferentes, mas é importante fazer com que eles não se sintam isolados emocionalmente. Em uma pessoa jovem, o isolamento pode contribuir para baixar a imunidade, devido à ausência de exposição solar (vitamina D) e o sentimento de solidão. Nos idosos, isso pode ser mais grave, justamente por terem um organismo menos resistente.Quais os problemas emocionais causados pelo isolamento social nos idosos?
O isolamento social a longo prazo e quando negligenciados cuidados básicos para manutenção mínima da saúde mental, pode ser prejudicial à saúde de qualquer pessoa e ter um efeito ainda maior nos idosos.
Comentários
Postar um comentário