Secretário de Saúde do Estado: “A tendência é ate junho termos vacinado os grupos prioritários”

 

O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, em recente entrevista a imprensa comentou sobre a previsão para vacinação contra Covid-19, dentre os grupos prioritários no Estado. Segundo Geraldo, há uma forte probabilidade de que a partir de março ocorra uma disponibilidade maior de vacinas no país, com aumento da produção por parte da Fiocruz e do Butantan.

“A tendência é ate junho termos vacinado os grupos prioritários, que são os idosos acima de 60 anos, as pessoas que tem doenças crônicas associadas e também aquelas profissões que se expõe a alta carga viral como forças de segurança e professores”, comentou o secretário. O médico falou que está previsto para o próximo dia 23 a chegada de mais 100 mil doses da vacina contra covid-19 na Paraíba, o que permitirá o início das aplicações em pessoas com mais de 80 anos.

Ele disse que as pessoas com 18 anos ou menos de idade não estão incluídas no Plano Nacional de Imunização contra a covid-19, por ser um grupo com menor risco de morte ao contrair o novo coronavírus. “Essa é uma população que menos complica, menos morre, são assintomáticas. O cuidado que se de ter com os jovens é a transmissão que traz para dentro de casa, contaminando seus avós e pessoas que tem doenças crônicas”, explicou. Geraldo disse também que as vacinas até hoje aprovadas no Brasil não foram testadas na população abaixo de 18 anos.
Das 4.198 mortes por Covid registradas no estado da Paraíba, 63% foram de pessoas com mais de 60 anos. Para Medeiros, desde o início da vacinação, as doses deveriam ter sido destinadas exclusivamente aos idosos e, só depois de imunizar toda essa população, os outros demais grupos., já que o primeiro grupo é o que mais morre. “Na minha opinião, como falei em uma reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde Estaduais, eu vacinaria primeiro todos os idosos. Todos”, apontou.

PB AGORA 


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários