Semam disponibiliza linha comum para Disque Denúncia e viabiliza contato de turistas

 


A partir deste fim de semana, quem precisar ligar para o Disque Denúncia da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa poderá utilizar o 3218 9208. O número 0800 218 9208 será desligado, mantendo apenas o número convencional, que permite receber ligações de telefones de outros DDD. O 0800 não recebia ligações de outros estados, o que inviabilizava o contato com turistas que passam por João Pessoa e percebem a necessidade de denunciar e informar à Semam alguma irregularidade na área ambiental.


O Disque Denúncia funciona na Divisão de Fiscalização (Difi) da Semam, de domingo a quinta-feira das 8h às 00h e de sexta-feira a sábado, das 8h às 02h. Um atendente recebe a denúncia, anota todas as informações sobre local, horário e tipo de ocorrência. Muitas denúncias se referem à poluição sonora, poluição provocada por águas servidas – águas de pias e lavanderias, jogadas nas ruas – esgoto a céu aberto, desmatamento de áreas de preservação, entre outras queixas.

Depois de recebidas, as informações sobre as ocorrências são encaminhadas para os fiscais de plantão. São duas equipes por dia – a primeira das 8h às 19h e a segunda equipe das 13h à meia noite. Na equipe de fiscais estão engenheiros ambientais, geógrafos e biólogos, que atuam informando sobre a legislação ambiental municipal, estadual e federal. Os técnicos trabalham identificados com coletes e crachás, utilizando ainda equipamentos como decibelímetros (aparelho que faz a medição da emissão sonora) e câmeras fotográficas.

O secretário de Meio Ambiente, Welison de Araújo, destacou que a mudança no Disque Denúncia tem o objetivo de facilitar o contato do cidadão com a Semam. “Por meio do 3218 9208 todas as pessoas terão acesso ao atendimento, mesmo quem tem celular de outros estados. Esse é um serviço extremamente importante, por se tratar de um canal direto de contato das pessoas com as nossas equipes”, comentou.


Secom-JP



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários