Além de João Pessoa, mais três capitais interrompem vacinação contra covid-19 por falta de doses

 

Além de João Pessoa, mais três capitais interrompem vacinação contra covid-19 por falta de doses nesta terça-feira (16). Rio Branco, Rio de Janeiro e Aracaju, suspenderam a aplicação da primeira dose por fim de estoque de vacinas. Em entrevista ao ClickPB, o secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, disse que a imunização para quem irá receber a segunda dose permanece, e que a suspensão foi feita para a vacinação da primeira dose. 

De acordo com levantamento feito pelo ClickPB, situações semelhantes já foram registradas em outros momentos, interrompendo a aplicação de imunizantes contra Covid-19 desde o início da vacinação, em janeiro, por falta de vacinas. Os baixos estoques levaram à suspensão ou à restrição de aplicação de doses em cidades como Salvador, Campo Grande, Curitiba e Fortaleza, e atrasos no cronograma de diversas cidades pelo país.

Na Paraíba, dados da plataforma que mapeia a quantidade de pessoas imunizadas registrou 257.572 doses aplicadas, 397.680 vacinas recebidas e 368.898 doses distribuídas, até esta segunda-feira (15).

Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta segunda-feira, foram distribuídas 20 milhões de doses aos estados. Em janeiro e fevereiro, o país recebeu 16,9 milhões de doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford. Durante este mês, até 31 de março, de acordo com o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o Brasil terá recebido mais 38 milhões. Até esta terça-feira, o Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina conta Covid-19 em cerca de 10 milhões de pessoas, o que equivale a 4,7% da população do país.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários