Cooperar beneficia famílias do Cariri com acesso ao mercado e estratégias de negócio


 O Governo do Estado, por intermédio do Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, está implementando uma iniciativa piloto que visa melhorar o acesso ao mercado através de subprojetos com visões estratégicas de negócios, possibilitando decisões comerciais mais seguras e fundamentadas. Foram selecionadas oito Organizações Produtivas, com foco em cinco das principais cadeias produtivas do Estado: Avicultura Caipira, Apicultura, Caprinocultura, Cotonicultura e Fruticultura, beneficiando diretamente 643 famílias.

Segundo o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, serão contemplados os seguintes municípios na iniciativa piloto: Aparecida, Bananeiras, Cabaceiras, Juarez Távora, Monteiro, Picuí, Pombal e São Sebastião de Lagoa de Roça, contemplando as regiões do Agreste, Brejo, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Seridó e Sertão.

Os beneficiários, conforme explicou Omar Gama, são agricultores familiares vinculados às Organizações de Produtores, legalmente constituídas há pelo menos dois anos e que apresentem disponibilidade de contrapartida de 30%, sendo 10% financeira, a ser depositada em parcela única em conta específica e 20% econômica, que poderá ser aportada mediante o fornecimento de bens e/ou serviços.

As Organizações de Produtores da Agricultura Familiar selecionadas são as seguintes: Associação dos Apicultores do Sertão – Aspa; Cooperativa Regional dos Produtores Rurais Ltda – Coaprodes; Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Município de Cabaceiras – Ascomcab; Associação dos Assentados Margarida Maria Alves; Cooperativa dos Produtores Rurais de Monteiro Ltda – Capribom; Cooperativa Agroindustrial do Seridó e Curimataú – Coasc; Associação Comunitária dos Agropecuaristas do São João e Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar – Copaf.

Omar Gama ressaltou, também, que a iniciativa vem buscando atuar na construção de novos cenários com ações definidoras que promovam a identidade, valorização e comercialização de produtos da agricultura familiar.

A coordenadora do Componente 3 do PB Rural Sustentável, Valdecy Freire, comentou que no âmbito da implementação do programa, destacam-se as Alianças Produtivas, de características inovadoras que estão para além do financiamento, com ações de fortalecimento que perpassam desde sua estrutura organizacional até o processo de produção primária.

Valdecy Freire adiantou que as ações do Componente vão abranger 222 municípios, visando atender 8.500 famílias, por meio de 170 Alianças Produtivas, num montante de US$ 20,75 milhões, resultantes do Acordo de Empréstimo P147158-BR, firmado entre o Governo do Estado da Paraíba e o Banco Mundial. “Afora a relevância deste Componente no processo de valorização social, econômica e ambiental, cumpre ressaltar como público prioritário grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, a exemplo de Indígenas e Quilombolas. Ainda, no contexto prioritário, os atingidos por Barragens”, pontuou Valdecy.

Junto a essas Organizações de Produtores da Agricultura Familiar, de acordo com Valdecy Freire, “foram observados aspectos socioambientais e realizados diagnósticos do empreendimento, gestão e de produção primária, com a utilização de ferramentas que permitem a coleta de dados padronizados, que possibilitam estabelecer uma conexão do negócio proposto com sua estrutura enquanto organização, funcionamento e sócios beneficiários, identificando potencialidades e fragilidades antes do seu possível impacto”.

Ela enfatizou que as atividades do Componente 3 em curso estão contempladas dentro do processo de prospecção de mercado, etapa de fundamental importância para o alcance dos objetivos propostos para as Alianças Produtivas “Para tanto, todo processo metodológico e de pesquisa será desenvolvido com a orientação de um consultor especialista em mercado, sob a coordenação da FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations e a efetiva participação das equipes técnica do Cooperar, e dos parceiros Empaer e Cinep”, informou.

O Projeto Cooperar/PB Rural Sustentável, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), é um programa do Governo do Estado da Paraíba com o objetivo de melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados da população rural da Paraíba.

VITRINE DO CARIRI



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários