CRM-PB alerta para possibilidade de colapso em hospitais por causa da Covid-19

 

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), realizou um censo hospitalar, nessa sexta-feira (5), em 19 hospitais referência no combate ao novo coronavírus em todo o Estado. No relatório, foi apontado que a Paraíba está muito próxima de um colapso em seu sistema de saúde, público e privado, em decorrência do aumento no número de casos.

Segundo relatório do Conselho, as situações mais críticas estão na região metropolitana da Capital e no Sertão do Estado. Em ambas, o índice de ocupação está acima de 90%. Nessa semana, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, chegou a atingir 100% de ocupação em seus leitos de UTI.

Aumento de leitos não tem sido suficiente

Em João Pessoa, nos últimos 15 dias, foram abertos 50 novos leitos na rede pública e 15 na rede privada. Desses, 40 foram no Hospital Santa Isabel, 7 no Hospital Metropolitano, 3 no Hospital Universitário Lauro Wanderley, 10 no Hospital da Unimed e 5 no Nossa Senhora das Neves. A quantidade, porém, não é suficiente.

A situação também é preocupante no Sertão do Estado. No índice geral, a ocupação de UTIs na região é de 85%, mas a Unidade de Pronto Atendimento de Cajazeiras e o Hospital Regional de Pomba não têm mais vagas disponíveis e estão funcionando com 100% de sua ocupação.

PARAÍBA.COM

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários