Empreendedorismo feminino: cada vez mais mulheres assumem liderança de negócios no mercado de trabalho

 


Apesar da resistência que muitas mulheres ainda encontram no mercado de trabalho, cada vez mais empresas estão sendo lideradas por elas: segundo o IBGE, o Brasil possuía, em 2020, 9,3 milhões de mulheres no comando de negócios. O crescimento do empreendedorismo feminino no país foi, inclusive, reconhecido internacionalmente – o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), principal pesquisa sobre empreendedorismo no mundo, revelou que o Brasil ocupa a sétima posição entre 42 países no ranking de proporção de mulheres na liderança de novos empreendimentos.

Esse crescimento do protagonismo feminino nos negócios em todo o Brasil pode ser visto também na Paraíba. Conforme dados do Sebrae, 44,9% dos microempreendedores individuais (MEI) no estado no ano de 2020 são mulheres. O valor representa 64.617 empreendedoras mostrando que cada vez mais empresas encontram na liderança feminina a chave para o sucesso.

Uma das mulheres que vêm se destacando nessa área é Patrícia Guedes, proprietária da ótica Iriel, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Segundo ela, a capacidade das mulheres de gerir negócios com competência é superior a qualquer preconceito. “Infelizmente ainda existe uma resistência muito grande à mulher em posições de liderança no mercado de trabalho, mas cada vez mais mostramos que somos capazes de administrar qualquer empresa e que podemos ocupar a posição que quisermos na sociedade”, diz a empresária.

Já para Cristina Heim, empreendedora e diretora da GuardeBem, o empreendedorismo feminino é a forma mais democrática de desenvolvimento e de libertação.  “É falar de transformações comportamentais, é trazer o protagonismo à flor da pele, é assumir responsabilidades e direitos”, afirma.

Capacitação e tecnologia auxiliam no empreendedorismo

Funcionária por mais de nove anos, Patrícia decidiu que era o momento de abrir o próprio negócio em outubro de 2020. O sucesso do empreendimento se deu ao aliar seu espírito empreendedor à tecnologia e conhecimento. Patrícia buscou capacitação e um sistema de controle e gestão financeira desenvolvido na Paraíba, que permite desde o gerenciamento das finanças à emissão de notas, boletos e integração bancária.

“Com o sistema tenho completo controle de entrada e saída financeira, o que é essencial para ter uma visão ampla da saúde da empresa e tomar decisões acertadas”, explica Patrícia. De acordo com a empreendedora, a adoção do sistema YpControl permitiu agilizar processos e tornar a gerência da empresa mais prática e intuitiva. “Consigo ver, em um único lugar, tudo o que preciso pagar e o que tenho a receber. Isso ajuda bastante a poupar tempo e a planejar com tranquilidade os próximos passos do negócio, me deixando mais livre para fazer o que realmente importa, vender”, garante.

Visão de crescimento e persistência

Para Patrícia, o segredo do sucesso para as mulheres que querem empreender é sempre pesquisar sobre a área em que querem atuar, manter-se constantemente informadas e utilizar os serviços disponíveis para uma melhor gestão e acompanhamento das finanças da empresa.

“Vão aparecer dificuldades e pessoas dizendo que as mulheres não têm capacidade de liderar”, pontua. “Mas a chave é ignorar esse tipo de discurso, amar o que faz, ter segurança dos passos que está tomando e ter sempre uma visão de crescimento responsável, que permita ampliar os serviços dentro das possibilidades do momento. Mantendo essa postura e o auxílio profissional sempre que necessário, tenho certeza de que nada pode parar uma mulher que se determina a empreender”, conclui.

Já para Cristina Heim, é através do empreendedorismo que as mulheres são capazes de obter resultados brilhantes. “Nós mulheres necessitamos entender que os problemas e as soluções estão dentro de nós, e que no empreendedorismo encontramos a força e a possibilidade de ser e de fazer o que queremos, de acordo com nossa realidade e com as ferramentas que temos no momento. Portanto, seguir em frente e materializar nossos sonhos é possível e só depende da nossa determinação e da nossa atitude. Verdadeiramente, somos o que acreditamos!”, finaliza a empresária.

PARAÍBA.COM 





FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários