Governo abre 20 mil vagas para cursos de formação para ensino remoto e híbrido na Paraíba

 


20 mil vagas para dois cursos de formação para o ensino remoto e híbrido em EAD do Programa Paraíbatec estão abertas.  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo link até o dia 9 de abril. Os cursos são destinados a profissionais da educação das Redes Estaduais e Municipais da Paraíba. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, publicou o edital nesta terça-feira (23), no Diário Oficial do Estado.

São ofertadas 10 mil vagas para Rede Estadual de Ensino e 10 mil vagas para Rede Municipal, por meio do Regime de Colaboração do Programa Soma – Pacto Pela Aprendizagem da Paraíba. Serão dois cursos com duração de 30 dias e as aulas estão previstas para iniciar no dia 26 de abril. No final do curso, os profissionais receberão certificado de Formação pela Coordenação Geral do Paraíbatec.
 
Poderão participar do Processo Seletivo para Formação todos profissionais da educação em ativo exercício na Rede Estadual de Ensino das 223 cidades da Paraíba e da Rede Municipal, em todas as cidades vinculadas ao Soma. Será utilizado o Google Classroom como ambiente de aprendizagem para o compartilhamento de materiais norteadores acerca da mediação de aprendizagem.
 
Cursos - O curso ‘Ensino híbrido na prática escolar’, de 20h, tem como objetivos principais a introdução dos professores na metodologia do Ensino Híbrido, através do uso das ferramentas digitais e plataformas disponibilizadas pela rede para o período de transição entre o ensino remoto e presencial. Além disso, visa alinhar as estratégias pedagógicas da SEECT com as ferramentas desenvolvidas no âmbito do Paraíba Educa.
 
O curso: ‘Ferramentas de gestão e monitoramento na Rede de Ensino Estadual da Paraíba’, de 15h, será oferecido aos profissionais gestores, coordenadores e técnicos da Rede Estadual de Ensino. O curso possui uma abordagem técnica e operacional, com o objetivo de fornecer informações suficientes para que o gestor desenvolva habilidades relacionadas às técnicas de monitoramento das ações, através do uso de ferramentas de gestão, avaliação do processo de oferta do Ensino Híbrido, Busca Ativa Escola, além do apoio na construção do Plano de Ação Estratégico Escolar.

Em razão do Ensino Remoto, o Paraíbatec certificou mais de 13 mil profissionais da educação em 2020, formando para uso de ferramentas digitais. De forma complementar, o curso de formação em 2021 “Ensino Híbrido na prática escolar” promoverá o tema do ensino híbrido e a articulação dos diferentes produtos desenvolvidos pela SEECT, por meio do Paraíba Educa.  

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários