Governo e prefeitura de Prata distribuem mudas frutíferas e raquetes de palma


O Governo do Estado, por meio da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, e do Procase, em parceria com a Prefeitura Municipal de Prata, distribuiu raquetes de palma e de mudas frutíferas e nativas para 164 produtores rurais. A ação conjunta visa ao aproveitamento do período de chuva e suprir a demanda pelo reflorestamento com fruteiras e a recuperação da palma forrageira. 

Foram distribuídas 12 mil mudas de raquetes de palma resistente à cochinilha do carmim e centenas de mudas nativas de ipês e aroeira, e também de fruteiras como caju, pinha, goiaba e graviola que irão proporcionar uma renda a mais para as famílias residentes nas comunidades rurais de São Francisco, Pereiros, Lajinha, Macacos, Cabeça do Boi, Melo, entre outras.

O objetivo desta ação é restaurar ou restabelecer áreas que foram extintas devido às baixas precipitações, promovendo o fortalecimento e incremento na sustentabilidade das famílias locais das comunidades rurais, explicou o engenheiro agrônomo Renato Pereira de Lira, extensionista rural que presta assistência técnica às famílias, numa ação acompanhada pelo gerente regional da Empaer em Serra Branca, Walmir Azevedo.

Quanto às raquetes de palma distribuídas com os criadores, se constitui numa importante ação porque vai repor ou ampliar as áreas de seu cultivo na região, possibilitando estoque para suplementação alimentar dos rebanhos caprinos e ovinos no período de longas estiagens.




 SECOM PB




FALA PARAÍBA BORGES NETO 

Comentários