Hospital Universitário de João Pessoa retoma atendimentos ambulatoriais nesta segunda-feira


 O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) em João Pessoa retomou nesta segunda-feira (15), os atendimentos ambulatoriais de forma presencial mas em quantidade reduzida e em horários previamente agendados. As consultas previamente marcadas estão mantidas, mas serão atendidas apenas dez pacientes por especialidade e em horários escalonados. 

No início deste mês, o HULW havia comunicado à população que, devido ao aumento dos casos de covid-19 na Paraíba, consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas seriam suspensas temporariamente. As interrupções ocorreram em dois momentos: de 2 a 5 de março; e de 8 a 12 de março (nesse segundo período, outras atividades já haviam sido retomadas parcialmente).

“Considerando avaliação recente da situação e o retorno, em 8 de março, dos colaboradores que ainda estavam em trabalho remoto, identificamos a possibilidade de retomada geral das consultas ambulatoriais a partir da próxima semana, mas adotando novos fluxos de atendimento, que garantam a segurança de todos”, afirmou José Eymard Filho, gerente de Atenção à Saúde.

A medida, explicou o gestor, também levou em consideração a necessidade de atendimento de usuários com doenças crônicas, notadamente as relacionadas a maior risco de descompensação aguda, como diabetes, cardiopatias e doenças pulmonares, e a inexistência de unidades de saúde em algumas cidades do Estado, para assistência a algumas dessas patologias.

O médico José Eymard Filho ainda disse que, para a retomada de todos os atendimentos ambulatoriais, a instituição reforçou as orientações para que não ocorram aglomerações no hospital. Conforme o escalonamento programado, os atendimentos acontecerão da seguinte forma: 7h e 13h – Devem ser admitidos (4) usuários nos locais de atendimento; 9h e 15h – Devem ser admitidos (4) usuários nos locais de atendimento; 11h e 17h - Devem ser admitidos dois (2) usuários nos locais de atendimento. 

“Além disso, no intuito de prevenir aglomerações, só devem ser antecipados os horários de atendimento dos usuários que estejam nas tendas quando terminar todo o atendimento do horário anterior", ressaltou José Eymard Filho.

A gestão do HULW-UFPB também informou que os ambulatórios cirúrgicos farão atendimento de pré e pós-operatório de cirurgias essenciais, mas continuam suspensas as cirurgias não-essenciais. Estão mantidas as cirurgias oncológicas e bariátricas, além das oftalmológicas, e também serão feitos exames e procedimentos ambulatoriais previamente agendados.

Permanecem suspensas as visitas de familiares às Unidades de Enfermaria, de Terapia Intensiva e demais setores do hospital. A presença de acompanhantes está mantida nas situações previstas em lei.

Remarcação de consultas

O reagendamento das consultas que foram afetadas pela suspensão dos serviços (de 2 a 5 de março; e de 8 a 12 de março) deve ser feito exclusivamente por telefone, via Central de Marcação de Consultas do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HULW. Os telefones são 3206-0606, 3206-0652, 3206-0656 e 3206-0689. O serviço funciona no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h. Não haverá atendimento presencial. 

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários