Membros da bancada federal da PB revelam os prejuízos causados por Ernesto Araújo nas relações exteriores do Brasil

 

A saída do ministro das Relações Exteriores do Brasil Ernesto Araújo, ontem (29), foi repercutida pela bancada federal paraibana, nas pessoas do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e do deputado federal Frei Anastácio (PT-PB), que avaliaram como tardia a as[ida do ex-chanceler da pasta. Para ambos, a política externa de Ernesto Araújo, achincalhou a imagem do povo brasileiro no mundo.

Segundo o senador o ministro demissionário. Lembrou que não é de hoje que a politica internacional do país é um desastre. “Ele fez investidas para tornar o Brasil apenas um parceiro dos EUA, esquecendo outras nações que são parceiras. Abriu flancos com a França, China e Índia. (Isso) agora reflete nesse momento delicado no qual estamos precisando fortalecer os elos multilaterais”, comentou Veneziano.

Para Frei Anastácio, durante toda sua passagem pela pasta Ernesto acumulou diversas gafes internacionais, como quando em seu blog pessoal, publicou texto, intitulado ‘Chegou o comunavírus’, em que afirmava que o medo da nova doença ‘nos faz despertar novamente para o pesadelo comunista’, num claro ataque a China, que é o principal comprador da Soja brasileira (79% das exportações, em 2019), assim como de óleos derivados de petróleo (64%).

“Foi tardia. Os estragos que ele causou, com sua política ideológica, provocaram graves prejuízos para as relações internacionais e para a imagem do Brasil. O que ele fez para dificultar a aquisição de vacinas contra o coronavírus foi criminoso. Ele deve pagar por esses atos que levaram muita gente à morte. Ele nunca teve postura de ministro, nunca agregou nada, a não ser provocar descrédito em relação ao nosso país, devido às posturas irresponsáveis que teve só para agradar a Bolsonaro e aos seus seguidores”, comentou o petista.

PB AGORA


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários