Secretário faz balanço de um ano da pandemia na PB e ressalta: “Desafiador”


 Em entrevista a imprensa Daniel Beltrammi, secretário executivo da Secretaria de estado da Saúde (SES), fez um balanço de um ano da pandemia na Paraíba comemorado na última quinta-feira (18). Para ele, o sistema público de saúde, através de esforços estaduais e coletivos, vem se reforçando para garantir vida aos paraibanos infectados que desenvolvem o estado mais grave da doença, mas que para isso der certo é preciso à colaboração da população com as medidas sanitárias. “Um ano de caminhada da covid-19 na Paraíba, muito aprendizado e avanços do sistema de saúde até aqui”, disse.

“Aprendizado para entender problemas que o vírus pode nos trazer e isso refletido na organização para a proteção à vida dentro do sistema de saúde paraibano”, afirmou Daniel, destacando que foram mais de mil leitos ativos em todo o estado, hospital de campanha utilizado para permitir a abertura de dois novos hospitais na Paraíba, um segundo Hospital da Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, e o Hospital de Clínicas, em Campina Grande, que, neste momento, atendem exclusivamente a casos de covid-19, mas que servirão ao estado da Paraíba para o atendimento de outras patologias e serviços quando, enfim, a pandemia da covid-19 for superada, tornando-os em um legado para o estado, de acordo com o secretário.


“Voltamos a um cenário em que somos novamente desafiados porque parte importante de nós abandonou as medidas de proteção, para de usar máscaras e passa a se aglomerar, então desde outubro de 2020 até aqui, vamos tendo um importante crescimento no número de casos, internações hospitalares e óbitos. Temos mais de mil casos diários, mais de 30 mortes por dia, e até 80 internações em um só dia. Isso mostra como o sistema está em um momento de sobrecarga. Mas nada é mais importante para que tenhamos dias melhores do que a sua decisão de firme compromisso com a vida para que ao usar máscaras e respeitando o distanciamento, nós tenhamos chance de, de fato, diminuir a circulação do vírus, junto das medidas que temos tomado em toda a Paraíba”, finalizou o secretário.“Importantes para a pandemia e para depois dela porque são hospitais que ficam para servir a toda à Paraíba. A rede cresceu e recebeu o apoio de mais de 4 mil profissionais da saúde para colaborar com os cuidados necessários em momentos tão difíceis”, disse o secretário. Daniel Beltrammi ressaltou ainda que os esforços do Governo do Estado também passaram por cuidados específicos para cada paraibano através da aquisição e distribuição de máscaras e equipamentos de proteção individual, estratégias para a segurança alimentar através da distribuição de cestas básicas para os alunos da rede estadual de ensino e os auxílios mensais para a aquisição de alimentos com vale alimentação. Isenções de taxas e tarifas para pequenas e médias empresas também foram iniciativas do estado lembradas pelo secretário.

“O Brasil é o olho do furacão da covid no mundo”, alerta Daniel Beltrammi, secretário executivo de Saúde, enfatizando que a pandemia no país está agora mais severa que em outras partes do mundo. “Em apenas duas semanas, o Brasil tomou o lugar da Índia”, comentou o secretário sobre número de mortos, no país.

PARAÍBA.COM




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários