Tuberculose: Saúde de Monteiro alerta sobre a doença e os cuidados e tratamento

 


Em 24 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs o Dia Mundial da Tuberculose (TB), doença que ainda é considerada uma emergência global pelas instituições de saúde. O tema da campanha de 24/03/2021 é “o tempo está passando”, pedindo mais comprometimento dos líderes governamentais e iniciativa privada com ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e incentivo à pesquisa para erradicar a TB até 2030.

A data é uma lembrança ao dia da descoberta da bactéria Mycobacterium tuberculosis, descrita por Robert Koch pela primeira vez em 1822. Quase duzentos anos depois, a infecção ainda atinge cerca de 10,4 milhões de pessoas por ano (2019) e quase 490 mil têm tuberculose multirresistente aos medicamentos.

A secretaria de Saúde de Monteiro, sempre preocupada com todas as doenças que anualmente voltam a ser registradas em nosso país e não diferente em nosso município, vem realizando um trabalho diário com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento, com o objetivo de combater à tuberculose e alertar a população sobre a doença, para que com essa mobilização possamos erradicar completamente a doença em nosso município.

A secretaria alerta também que os sintomas da Tuberculose são tosse por mais de duas semanas, cansaço, emagrecimento, febre, perda de apetite e suor excessivo à noite. A tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de forma gratuita pelo SUS. Apesar da melhora dos sintomas logo nas primeiras semanas, é primordial seguir corretamente as orientações do médico durante a terapia completa, que dura no mínimo seis meses.

Prevenção

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea. Ainda como medida preventiva, é necessário avaliar familiares e outros contatos do paciente para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose.

VITRINE DO CAIRI




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários