Especialista explica o que acontece se você cair na malha fina do IR


 A malha fina é figura carimbada nos conteúdos sobre Imposto de Renda. Sempre vem acompanhada de algum alerta, e frequentemente é incluída em frases como “evite erros para evitar a malha fina” ou “cuidado com a malha fina”. Para falar sobre esse tema vigente foi escutado a delegada adjunta da Receita na Paraíba, Fabiana Moura, onde revelou que para facilitar a vida do contribuinte o órgão lançou a ‘declaração pré-preenchida’ através do Centro Virtual e-CAC. Ela também comenta sobre os riscos de entrar na malha fina.

Cair na malha fina da Receita Federal significa que a sua declaração ficará retida por causa de algum erro, como um valor incorreto, um rendimento omitido, informações cadastrais erradas ou até mesmo uma possível fraude em análise. “O objetivo é minimizar a incidência na malha fina, já que por ano, cerca de 5 mil paraibanos caem na malha”, comentou Fabiana, destacando ainda que por meio do portal e-CAC, portando CPF e senha, o contribuinte pode gerar o Darf e pagar o documento. Quando o contribuinte acessa a declaração pré-preenchida ela já vem com todas as suas informações. “A partir daí, ele só vai complementar, ou seja, se teve algum bem a mais, ou se teve algum rendimento que não consta lá, bem como alguma despesa e transmite”, afirmou. Até o final da manhã da última terça-feira (06), pouco mais de um terço dos contribuintes paraibanos (pessoa física) haviam declarado o Imposto de Renda 2021. Foram 113.360 declarações enviadas das 329 mil esperadas pela Receita Federal.


Segundo dados da delegada num primeiro momento, muitos incidem em malha, mas antes de tudo, existem outras informações que precisam ser alimentadas e cruzadas. “Com tudo isso, no final de cada ano, cerca de 5 mil paraibanos, caem na malha fina”, comentou. Em 2020, 329.373 paraibanos entregaram os documentos até o fim do prazo que foi estendido por causa da pandemia de covid-19. De acordo com a Receita, o número foi superior às 320 declarações previstas.Fabiana comentou ainda que isso é bom para o contribuinte que tem mais de uma fonte e esquece que recebeu, afinal, a omissão de rendimentos é o maior índice de incidência em malha. “Porém, a gente só considera malha, depois que todos entregam as declarações, e depois que a Receita processa todas as devoluções”, diz a delegada.

PB AGORA



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários