João Azevedo fará nova adutora buscando resolver problema histórico do Cariri

 

O Secretário de Infra-estrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado, Deusdete Queiroga concedeu entrevista e falou sobre as novas obras anunciadas pelo Governador João Azevedo para a região do Cariri Paraibano.

Na oportunidade  foi citada  a criação de uma nova adutora para abastecer as cidades do Cariri Paraibano, resolvendo um problema histórico da falta de abastecimento nesses municípios.

O governador João Azevêdo assinou, em dezembro de 2020, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, durante reunião virtual com representantes do Banco Mundial no Brasil, o valor do contrato de empréstimo entre o Governo da Paraíba e a instituição financeira internacional serão destinados à execução deste Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba (PSH-PB).

A ação vai beneficiar toda a população da Paraíba, especialmente as regiões do Cariri e Curimataú, que irão receber água de qualidade por meio do Sistema Adutor Transparaíba.  Naquela ocasião o presidente da Capega, Marcus Vinícius, afirmou que as obras asseguradas a partir do contrato com o Banco Mundial irão permitir a disponibilização de água de qualidade para os paraibanos. “Nós vamos ter condições de atender Monteiro, Sumé, Parari e toda a região do Cariri, garantindo segurança hídrica aos municípios”, falou.

O projeto de uma nova adutora está preparado pelo Governo do Estado e aguarda a liberação do financiamento do Banco Mundial, que deve ocorrer nos próximos meses, então deve haver a licitação até o meio do ano.

Quanto ao ponto de captação, este será feito no Açude Porções em Monteiro e levará a água para as cidades da região. “A nova adutora vai passar paralela a adutora do Congo, com diâmetro e material adequado. Além de abastecer as cidades já incluídas, devemos ampliar para outras cidades também serem beneficiadas”, disse Deusdete.

Ainda de acordo com o secretário, a construção da nova adutora do Cariri dará uma estrutura ao cariri paraibano para ter um bom sistema por pelo menos 30 anos. “Vamos fazer uma nova adutora e a adutora do Congo não mais existirá. Assim vamos resolver a problemática da água pelos próximos 30 anos”, disse o Secretário.

 

VITRINE DO CARIRI

FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários