- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
!—>!—>!—>
!—>!—>!—>
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Três paraibanos vão marcar presença na etapa final da 9ª edição do concurso de inovação Campus Mobile. Os jovens, representantes da Universidade Federal de Campina Grande e do Instituto Federal da Paraíba, são responsáveis pela criação do aplicativo HidroponUP, voltado para automação de cultivo agrícola controlado, que concorre entre os 18 projetos classificados para a última fase do concurso de inovação e empreendedorismo, cuja final acontece em maio deste ano. Realizado pelo Instituto Claro em parceria com a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e com o apoio do beOn – Hub de Inovação da Claro, a iniciativa reúne jovens e estudantes de todo o País, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções para o segmento mobile que priorizem a tecnologia como ferramenta para a transformação social.
Desenvolvido pelo trio Matheus de Araújo Gomes, Gabriel de Melo Santos e Luciano Alves dos Santos, o HidroponUP surge como uma importante ferramenta para a redução dos custos de produção de culturas baseadas na hidroponia. O aplicativo faz uso da automação para a verificação e controle de parâmetros como PH, condutividade elétrica, temperatura, entre outros, assim como de alterações microclimáticas da estufa, proporcionando acesso aos dados em tempo real para facilitar a tomada de decisão e minimizar possíveis erros.
Atualmente, as soluções existentes para análise e controle dos parâmetros da produção hidropônica são realizadas de forma manual. O HidroponUP, por sua vez, permite ao produtor analisar as condições do cultivo a qualquer hora e lugar. A aplicação conta com aplicativo mobile e sistema web, possibilitando o armazenamento de diversas informações sobre a produção em um banco de dados, que pode gerar o histórico do sistema hidropônico.
Cada projeto finalista concorre com outras duas soluções em cada uma das seis categorias do Campus Mobile: Saúde, Diversidade, Smart Cities, Smart Farms, Educação e Games.
Neste ano, 10 estados brasileiros estão representados na final, sendo: São Paulo – com cinco projetos e sete estudantes; Minas Gerais – com quatro projetos e sete estudantes; Pernambuco – com dois projetos e seis estudantes; Ceará – com dois projetos e cinco estudantes; Bahia – com dois projetos e quatro estudantes; Paraíba – com um projeto e três estudantes; Pará – com um projeto e um estudante; Paraná – com um projeto e um estudante; Rio Grande do Sul – com um projeto e um estudante; Rio de Janeiro – com um projeto e um estudante.
Os vencedores do concurso serão premiados pelo Instituto Claro com uma viagem ao Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, para uma imersão nas principais empresas de tecnologia do mundo. O resultado, com a indicação dos vencedores, será divulgado no mês de maio.
Conheça todos os finalistas no portal: http://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/noticias/apos-semana-imersiva-9a-edicao-do-campus-mobile-divulga-seus-finalistas/
SOBRE O CAMPUS MOBILE
O Campus Mobile é um concurso de inovação e empreendedorismo que busca estimular estudantes universitários e jovens recém-formados a desenvolverem soluções por meio de aplicativos, produtos e serviços do segmento mobile que promovam impacto social e benefícios à população. A iniciativa é realizada pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do hub de inovação da Claro beOn. http://www.institutoclaro.org.br/campus-mobile/
SOBRE O INSTITUTO CLARO
A área de Responsabilidade Social da Claro investe continuamente em ações relacionadas à Educação e à Cidadania, por meio do Instituto Claro, com o objetivo de atuar em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento. Desta forma, realiza e apoia projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, o Programa Dupla Escola, entre outros. O Instituto Claro é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, e é reconhecido pelo Departamento Global de Comunicação das Nações Unidas (DGC/ONU) como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas. Conheça outras realizações no site do Instituto: http://www.institutoclaro.org.br/
Assessoria
FALA PARAÍBA-BORGES NETO
!—>!—>!—>
Comentários
Postar um comentário