Desde o início da pandemia, em março de 2020, milhares de mortos já foram contabilizados, na Paraíba, cinco prefeitos morreram em decorrência da covid-19. De acordo com o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, os gestores estão na linha de frente do combate à doença e, por isso, acabam se expondo mais ao contágio, mas revela: “Prefeitos não são culpados pela propagação da Covid-19”.
Segundo George, que defende a inclusão de prefeitos entre os grupos prioritários para tomar a vacina: “Muitos podem dizer que os prefeitos são responsáveis pela disseminação do vírus, por conta do processo eleitoral. Não é verdade. Lutamos para que as eleições fossem adiadas”.
Mortes de gestores – Entre as vítimas da covid-19, está o prefeito de Pitimbu, Jorge Luiz, mais conhecido como Jorge do Povão, faleceu na noite da última quarta-feira (31), vítima da Covid-19. O gestor estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, em tratamento devido à complicações da doença desde o último domingo, dia 28. O estado de saúde se agravou e ele acabou não resistindo. A prefeita de Coremas, Francisca das Chagas (PDT), de 62 anos, que morreu na quinta-feira (23/03), após 16 dias internada; o prefeito de Ingá, Manoel da Lenha (PSD), de 64 anos, que morreu ainda no início da pandemia, no dia 16 de julho do ano passado; Zenóbio Toscano, prefeito de Guarabira, também no ano passado; e o ex-prefeito de Patos, Ivanes Lacerda (Republicanos), de 66 anos, que morreu no último dia 25 de janeiro. Ele contraiu a doença nos últimos dias de seu mandato, no fim do ano passado.
Comentários
Postar um comentário