Reitor cobra R$ 2,6 mi em alugueis atrasados a entidades da UFPB; presidente da UNE classifica atitude como intimidação


 Polêmica na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Isso porque o reitor da instituição de ensino, Valdiney Gouveia, resolveu cobrar a entidades estudantis do Campus I, de João Pessoa, o valor aproximado de R$ 2,6 milhões em alugueis referentes aos prédios ocupados pelos entes na instituição.

Entre as entidades está o Diretório Central dos Estudantes (DCE), Associação dos Docentes (ADUFPB), Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB), Cooperativa Cultural e a Distribuidora de Material Escolar (Codisma), entre outras.

Durante entrevista exclusiva ao programa Arapuan Verdade, do Sistema Arapuan de Comunicação, o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, afirmou que a atitude de Valdiney é uma ‘intimidação e perseguição’ aos movimentos estudantis que tem lutado por democracia e autonomia universitária no país.

“Isso não é uma novidade para nós. Na história do movimento estudantil houveram muitos momentos de repressão, perseguição e autoritarismo contra o movimento e os estudantes, especialmente no momento mais duro do nosso país que foi na ditadura militar, nos ataques a democracia as lideranças estudantis também foram perseguidas”, afirmou.

Ainda de acordo com Iago Montalvão, ao atacar os movimentos estudantis com uma cobrança na qual sabe que as entidades não têm condições de pagar, ele respalda e demostra que é um representante de um ‘projeto autoritário’ promovido por Bolsonaro.

“É inacreditável que se faça tal coisa, porque é um nível de cobrança absurdo, surreal, porque todos sabem que é impossível do DCE pagar. Eles não têm arrecadações extensas, e o que tem serve apenas para auxiliar e organizar os próprios estudantes na sua mobilização e luta por direitos no auxílio em geral. Então isso é um grande absurdo e nós da UNE vamos lutar contra essa arbitrariedade”, apontou.


Edney Oliveira/Fernando Braz



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários