Vacina da Pfizer deve chegar na Capital neste mês e profissionais são treinados para utilização

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa iniciou a capacitação de profissionais que estão trabalhando na campanha de imunização contra a Covid-19, em relação às normas técnicas e de administração para uso da vacina da fabricante Pfizer-BioNTech. As orientações foram dadas pela equipe do Ministério da Saúde (MS) e a previsão é que o imunizante chegue no final deste mês de abril.

“É importante que os profissionais convidados participem da capacitação, pois será mais um imunizante sendo administrado para garantir a segurança da população. Considerando também que tanto a forma de uso como o armazenamento das doses deste fabricante é diferenciado”, esclareceu o chefe da Seção de Imunização da SMS, Fernando Virgulino. “Trata-se de um imunobiológico que se apresenta em forma de liófilo, ou seja, de pó, que deverá ser preparado antes de sua administração. O armazenamento inicial é diferenciado”, completou.

Entenda

Assim como as vacinas da Oxford/AstraZeneca e do Butantan/Coronavac, as mulheres gestantes, puérperas e pessoas menores de 16 anos não fazem parte do grupo para imunização da vacina Pfizer. A tecnologia deste imunizante também é diferente, baseado no RNA mensageiro ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2.

Ainda, conforme informações técnicas, o imunizante deste fabricante deve ser aplicado de forma intramuscular em duas doses, com um intervalo de três semanas para completar o esquema vacinal e garantir a imunização proposta.


Portal Paraíba


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários