Gestante perde bebê após tomar vacina da Astrazeneca em João Pessoa e saúde investiga caso

 

Uma gestante sofreu um aborto espontâneo e perdeu o bebê após tomar a vacina da Astrazeneca em João Pessoa. Ainda não se sabe, porém, se a vacina e o aborto estão relacionados. O caso será estudado, conforme apurou o ClickPB.

De acordo com o chefe da obstetrícia do Instituto Cândida Vargas, José Paulo, a mulher deu entrada na maternidade na última sexta-feira (7) e já se queixava que o bebê não estava mais se mexendo. Uma ultrassonografia constatou o óbito fetal. Ela estava com 28 semanas de gestação. O parto foi induzido e a paciente já recebeu alta nessa terça-feira (11).

O médico explicou que foi a família da paciente quem fez a relação com a vacina. ''A mãe dela disse que ela tinha tomado a vacina, mas não sei qual foi o dia'', disse José Paulo.

Ele explicou ainda que o feto e a placenta foram enviados para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do Hospital Universitário Lauro Wanderley, que deve emitir laudo sobre a causa da morte dentro de 30 dias. ''Só com esse laudo a gente vai saber se tem alguma relação ou não''.

José Paulo também destacou que desde o início da pandemia aumentou o índice de natimortos e de partos prematuros, mas como a covid-19 ainda é uma doença muito nova, não se sabe exatamente como ela age no organismo das grávidas. ''Os estudos ainda estão em andamento'', comentou.

Em contato com o ClickPB, a Secretaria de Saúde da Paraíba informou que ainda não foi notificada sobre o caso nem encontrou registros no SVO, mas vai buscar as informações necessárias para iniciar a investigação.

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários