João Pessoa entra no hall de cidades inteligentes após Cícero Lucena assinar termo de cooperação com a ABDI


 O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, assinaram um termo de cooperação para viabilizar suporte da instituição em ações da gestão municipal em áreas como mobilidade urbana e segurança. A parceria foi assinada nesta segunda-feira (10) e garante o título de cidade inteligente para a Capital

No acordo entre as duas instituições, que vale por três anos, a ABDI vai dar suporte técnico e, em alguns casos, poderá haver, inclusive, captação de recursos financeiros para os projetos com base nas necessidades da Capital paraibana. 

“A partir desse termo de cooperação, poderemos planejar projetos como a modernização da sinalização dos semáforos, a iluminação pública, o gerenciamento de energias renováveis, a exemplo de carros elétricos para a gestão de frotas da prefeitura. É uma parceria que vai ajudar a prefeitura na eficiência, capacidade, redução de custo e qualidade do serviço”, disse o prefeito. 

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, lembrou que a parceria oficializada nesta segunda-feira com a Prefeitura de João Pessoa é fruto de conversas que teve com o prefeito Cícero Lucena, em fevereiro deste ano, quando o gestor esteve em Brasília (DF). 

“Junto com a Prefeitura de João Pessoa, vamos descobrir quais são as melhores áreas para a inclusão de tecnologias dentro do conceito de cidades inteligentes aqui no município. A gente espera que nesse período alguns projetos floresçam e que empresas venham para João Pessoa, se instalem aqui e desenvolvam projetos que melhorem não só a qualidade de vida das pessoas como atraiam mais empregos para a região”, afirmou. 

ABDI - Os projetos da ABDI têm como foco o aumento da maturidade digital do setor produtivo, por meio do estímulo à transformação digital, adoção e difusão de novas tecnologias e de novos modelos de negócios. A instituição investe, ainda, em pesquisa, estudos, transformação digital, indústria, além da cooperação com políticas públicas voltadas para a formação de profissionais. 

No conceito de Cidades Inteligentes, destacam-se projetos como o Fronteira Tech, que inclui sistema inteligente de controle, monitoramento e segurança na fronteira entre Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu (PR), e o Vem DF, que demonstra as vantagens do compartilhamento de veículos elétricos em Brasília (DF).

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e também contou com a presença do vice-prefeito, Leo Bezerra, e do secretário de Gestão Governamental e Articulação Política (Segap), Diego Tavares. Na oportunidade, Cícero Lucena adiantou que a Prefeitura de João Pessoa planeja desenvolver projetos com base na experiência de outras cidades que já contam com suporte da ABDI. 

CLICKPB




FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários