Opinião: obcecado, Bolsonaro só enxerga Lula como adversário e “esquece” outros


 O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), não admite que exista outro adversário para disputar o cargo que hoje ele ocupa além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

Está se tornado praticamente uma fixação do chefe do Executivo brasileiro ver em Lula aquele – único político – capaz de fazer frente a ele nas urnas. Despreza o mandatário do país outros agentes que já declararam disposição para disputar a presidência da República.


Todos os seus discursos envolvem ataques ao petista, esquecendo possíveis postulantes de centro, centro-esquerda e da própria direita. Encosta-se Bolsonaro nos militares que ainda estão com ele; busca a truculência em suas falas para satisfazer apoiadores, e realiza uma costura política frágil com outros partidos, principalmente os ligados ao Centrão, que já acenam uma debandada.Após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar as condenações impostas pela Operação Lava Jato ao ex-presidente petista no mês de abril do corrente ano, deixando Lula elegível e apto a disputar as próximas eleições presidenciais, o ex-capitão não teve mais sossego mental.

A última demonstração de inquietude do “mito” foi flagrada nesta quinta-feira 25, em conversa com seus apoiadores no chamado “cercadinho”. Após ser questionado por uma mulher que cobrou ação mais eficaz contra opositores de seu governo, Bolsonaro perdeu a paciência e disparou: “Olha, quem não está contente comigo, tem Lula em 22”.

O mandatário da nação, em declaração de pura fúria, chegou a dizer a um apoiador: “Você interprete como quiser (a decisão do STF sobre Lula). Agora, um povo que porventura vote em um cara desses, é um povo que merece sofrer”.

O presidente está certo de que a disputa se dará entre ele e Lula. Não há como tirar tal certeza da sua cabeça. A quem lhe pergunta se está confiante na vitória, Bolsonaro responde que sim.

Contudo, diante de seu círculo de assessores mais próximos, o ex-capitão tem se mostrado bem menos seguro da reeleição. A esses colaboradores, o presidente afirma que Lula virá para a disputa “com sangue nos olhos”.

E virá mesmo, caso as intenções de votos relacionadas às pesquisas já divulgadas por alguns institutos estejam corretas. Nelas, Lula surge à frente de Bolsonaro em todas.

Em resumo, o Brasil vive a polarização, da polarização política. Lula e Bolsonaro, ou Bolsonaro e Lula. Esquerda ou extrema direita.

Com a palavra… o povo!

PB AGORA



 FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários