Municípios do Cariri paraibano aderem ao projeto Telemedicina


Samu de João Pessoa é responsável pelo atendimento em Bayeux e Cabedelo; tempo médio de espera é de 46 minutos

 



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional João Pessoa é responsável pela regulação no atendimento de moradores nos municípios de Bayeux e Cabedelo, na Região Metropolitana. O tempo médio de resposta do atendimento é de 46 minutos, conforme o último levantamento, no mês passado. 

Ao ClickPB, o coordenador do Samu Regional João Pessoa, o médico Galileu Machado, informou que são quatro Unidades de Suporte Avançado (USA), sete Unidades de Suporte Básico (USB) e sete motolâncias para atender os três municípios. A USA é destinada a socorros que apresentem risco de vida e acidentes mais graves.

Entre os fatores para a demora no atendimento, apontou que são a “frota limitada e os locais das bases”. Além disso, também é analisado os horários de pico no trânsito, que também contribuem para o aumento do tempo de espera. 

Somente no mês passado, o Samu  Regional João Pessoa realizou 6.348 atendimentos no mês de abril, sendo 3.635 somente na Capital. Os atendimentos são diversos entre clínicos e de traumas. 13% das chamadas foram de ligações de trotes, o que é considerado crime conforme o Código Penal. 

O coordenador ainda explicou que a regulação de pacientes Covid-19 fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, que tem cinco ambulância para esse tipo de atendimento. “São para exames, transferências para hospitais”, comentou. 

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários