98% dos trabalhadores em educação do município de João Pessoa já tomaram pelo menos a 1ª dose da vacina contra Covid-19, estima sindicato

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de João Pessoa estima que 98% dos profissionais da área já tomaram pelo menos a 1ª dose da vacina contra Covid-19. Alguns ainda aguardam o intervalo entre a dose da vacina contra a Influenza (H1N1), pois se vacinara inicialmente com este imunizante, e um pequeno grupo que não pretende tomar a vacina. O município conta com 12 mil trabalhadores da educação. 

A data sobre a volta às aulas de forma presencial ainda não foi definida. Ao ClickPB, o o presidente do sindicato Daniel de Assis, informou que mantém diálogo com a Secretaria de Educação de João Pessoa. Segundo destacou, a categoria já apresentou alguns critérios importantes de um cenário ideal para o retorno das atividades de forma presencial. 

“O que a gente tem colocado para a Secretaria é que o retorno vai acontecer sim. Pode ser no segundo semestre, mas o cenário ideal é que nós tenhamos uma baixa grande na questão dos casos de covid-19, uma baixa na transmissão”, frisou, destacando ainda que é necessário ter aparatos sanitários que vão desde os equipamentos de proteção individual (EPIs) até mesmo a equipação das escolas. “Com todos os equipamentos que são necessários para o momento, a sanitização das escolas, sinalização, a utilização de álcool, de produtos de limpeza e todos os cuidados para essa volta de forma segura”, afirmou. 

Além disso, o presidente do Sindicato destacou que a prioridade é que os profissionais da educação se sintam imunizados nessa volta. “Já tenham a segurança de serem imunizados. Isso é o que a gente tem conversado”, revelou ao portal. Também informou que não foi discutida a questão da volta só com a segunda dose. Caso as autoridades sanitárias comprovem eficácia só com a primeira dose, pode haver esse retorno. 

“Se for comprovado que existe uma segurança por parte dos profissionais em relação a imunização em primeira dose, esse percentual, se as autoridades sanitárias garantem eficácia da vacina para que a gente possa tentar definir uma data para o retorno”, afirmou.  

CLICKPB


FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários