Capital deve reduzir idade para 1ª dose no fim de semana, releva Vigilância em Saúde


 A diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Aline Grisi, revelou nesta sexta-feira (18), que a Capital deve receber mais doses de vacinas da Pfizer neste sábado (19) e que o público alvo da 1ª dose (D1) deve ser ampliado. A faixa está em 50 anos em João Pessoa. “Provavelmente vai baixar, mas não sabemos dizer a que idade, esperamos que vá baixando o mais rápido possível”, disse, em entrevista a uma emissora de TV da Capital.

Nesta sexta, o município continua aplicando a segunda dose das vacinas da AstraZeneca e Coronavac. “Se recebermos as doses, vamos avançar como sempre, depende do Ministério da Saúde para avançar”, comentou.

Problemas no Agendamento

A diretora explicou que os agendamentos para a D1 não estão sendo realizados porque não tem doses para esse grupo. “Não tem como agendar, porque se agendar e não tiver chegado vacina, pode causar problema e é isso o que tentamos evitar. Só abre o agendamento quando a vacina está na nossa mão”, afirmou.

Quanto à segunda dose, Aline explicou que no início a vacinação era feita manualmente e o agendamento feito pelo cartão de vacinação. “Após a criação do aplicativo, existem pessoas que tomaram a primeira e a segunda talvez não tenha ‘subido’ ainda. A orientação é que procure um ponto de vacinação que não vai ficar sem, tendo apenas o cartão pode fazer”, completou.

Para agendar a vacinação basta acessar o aplicativo Vacina João Pessoa ou o site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

Decreto

A diretora afirmou que as proibições de circulação na orla se dão devido à Saúde ver como pontos mais críticos onde existe aglomeração maior, enquanto nos “bares e restaurantes as pessoas vão estar sentadas e a probabilidade de transmissão é menor. No Busto as pessoas andam sem máscara, andando um ‘em cima’ do outro, como se nada tivesse acontecendo”, disse.

Já a prática esportiva segue liberada, porém, Aline orientou que as pessoas façam esportes individuais ou em dupla para evitar aglomeração. “Não vá caminhar com cinco ou seis pessoas”, pediu.

Pontos de vacinação

Agendamento e documentação – A Secretaria Municipal de Saúde alerta que as pessoas deverão agendar previamente sua vacinação através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. Com isso, o cidadão assegura ser vacinado no local indicado, com agilidade e todos os cuidados sanitários necessários.

A documentação necessária para quem vai tomar a segunda dose é apenas o cartão de vacinação e documento oficial com foto.

Pontos de vacinação (sexta-feira, 18)

SEGUNDA DOSE (8h às 12h):

Coronavac/Butantan – para quem completou 28 dias da 1ª dose

– Lyceu Paraibano, Centro (pedestre)

Astrazeneca/Fiocruz – para quem completou 90 dias da 1ª dose

– UFPB, acesso pelo HU (drive thru)

– Mangabeira Shopping (drive thru e pedestre)


Marília Domingues



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários