Efeito decretos: Geraldo aponta redução na ocupação de leitos de Covid-19 na PB e pede que população evite festas juninas


 A Secretaria de Saúde da Paraíba já começa a contabilizar uma redução na ocupação no número de leitos Covid-19 na Paraíba e a justificativa, conforme o secretário Geraldo Medeiros, se deve, justamente, às medidas restritivas do novo decreto estadual. Segundo ele, para que esse número continue caindo é necessário que a população colabore evitando aglomerações, sobretudo nesse período junino.

“A ocupação de leitos na Grande João Pessoa está em 73%, na região de Campina Grande, em 75%, apenas no Sertão que ainda está alta com 93%. É importante que a população tenha consciência neste momento e colabore efetivamente evitando festas juninas. Não há motivo para comemorar São João e São Pedro, nem fora, nem dentro de casa. Vamos deixar para o próximo ano, visto que as reuniões que aconteceram no dia das mães adoeceram muitos paraibanos”, lembrou.

O secretário destacou ainda que já foram distribuídas mais de 1,9 milhão de doses e que em junho irá receber mais 800 mil. “Ao longo do segundo semestre há previsão de muitas doses a serem enviadas, aumentando a população vacinada. Já alguns municípios estão vacinando a população em geral, por ordem decrescente de faixa etária a partir de 59. Mas retardatários, idosos e com comorbidades de todos os grupos poderão procurar”, disse.

Segundo Medeiros, antes do lote da Janssen, devem chegar mais oito mil doses de Coronavac para retardatários em relação a 2ª dose e no sábado serão aproximadamente mais 10 mil doses para resolver de uma vez o grupo que ainda está esperando a segunda dose.

As doses devem ser distribuídas de maneira proporcional aos 223 municípios paraibanos, em até 24 horas após o recebimento do lote. Já a aplicação das vacinas deve acontecer em, no máximo, uma semana para pessoas com comorbidades e profissionais da educação.

As declarações de Geraldo Medeiros foram veiculadas em entrevista ao Sistema Arapuan FM, nesta quinta-feira (10).

 

PB Agora



FALA PARAÍBA-BORGES NETO

Comentários